Alpinista desafia a morte e é o primeiro a escalar paredão só com as mãos

06/06/2017 às 10:121 min de leitura

O mundo da escalada conta com feitos inéditos até hoje. E, se já não é mais possível ser o primeiro a escalar o Everest, então é preciso buscar novos desafios. Um novo marco acabou de ser conquistado no último sábado (4): Alex Honnold, de 31 anos, escalou o paredão de granito conhecido como El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, nos EUA, sem o auxílio de cordas de segurança!

A escalada dos 910 metros dessa parede de granito é uma das mais perigosas do mundo, principalmente ao ser feita sem nenhuma proteção. Honnold foi a primeira pessoa a conseguir tal façanha, levando 3 horas e 56 minutos para isso. Mas é claro que ele não foi louco de chegar lá sem qualquer preparação e tentar a escalada: anteriormente, ele subiu a rocha com todos os equipamentos necessários e marcou com giz os locais em que ele apoiaria as mãos durante a aventura.

Dá vertigem só de olhar

O feito de Honnold foi descrito pela revista Alpinist como “a maior escalada livre de todos os tempos”! E ainda que seja considerado um dos maiores montanhistas de todo o mundo, o atleta sentiu frio na barriga durante a tarefa. Principalmente porque alguns trechos da rocha são muito sensíveis e foram descritos por Honnold como “andar sobre uma folha de vidro”.

A façanha do alpinista foi tão incrível que até o National Geographic entrou na parada. O canal gravou um documentário sobre a escalada e analisou o cérebro de Honnold para entender como ele trabalha com o próprio medo. Quem também elogiou o atleta foi Tommy Caldwell, que já havia escalado o El Capitan quase totalmente livre – ele estava com uma corda apenas por questão de segurança. Para ele, a conquista de Honnold deverá “definir uma geração”. Bacana, hein? 

Última pausa antes do topo

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: