Modelo matemático explica por que Bolt é tão rápido

01/08/2013 às 07:152 min de leitura

Rápido como um raio, o atleta Usain Bolt é uma das grandes estrelas do atletismo atual. Detentor de recordes incríveis nos 100 metros rasos, Bolt consegue atingir uma velocidade que intrigava até os estudiosos. Pelo menos até pouco tempo, pois, agora, cientistas descobriram uma forma de explicar a rapidez de Bolt.

O atual recorde mundial dos 100 metros rasos pertence a ele, que conseguiu a marca de 9,58 segundos durante o Campeonato Mundial de 2009, em Berlim. Segundo os especialistas, um modelo matemático explica o poder e a energia que ele precisou gastar para superar o empuxo causado pela resistência do ar.

Ligeirinho

Fonte da imagem: Reprodução/The Guardian

De acordo com a BBC News, a equipe de pesquisadores do IOP Science calculou que Bolt conseguiu o recorde de 9,58 segundos ao atingir uma velocidade de 12,2 metros por segundo, o equivalente a 27 mph.

Com isso, a equipe calculou que a potência máxima de Bolt ocorreu quando ele tinha menos de um segundo na corrida e depois se manteve com a metade desse pico para conseguir o recorde. Isso demonstra o breve efeito imediato do empuxo, que é onde a resistência do ar diminui a velocidade de corpos em movimento.

Eles descobriram também que menos de 8% da energia produzida pelos seus músculos foi usada para o movimento, com o restante sendo absorvida no impulso.

Massa e pista

Fonte da imagem: Reprodução/Eightlane

Além desses resultados, os pesquisadores também compararam a massa do corpo de Bolt, a altitude da pista e a temperatura do ar. Dessa forma, eles descobriram que o seu coeficiente de empuxo — que é uma medida da resistência por unidade de área da massa — era, na verdade, menos aerodinâmico do que a média de um homem comum.

Jorge Hernandez, da Universidade Nacional Autônoma do México, disse: "O nosso coeficiente de empuxo calculado destaca a notável capacidade de Bolt. Ele foi capaz de quebrar vários recordes, apesar de não ser tão aerodinâmico quanto o máximo que um ser humano pode ser. Isso tudo é por causa da barreira física imposta pelas condições da Terra. Claro, se Bolt corresse em um planeta com uma atmosfera menos densa, ele poderia conseguir registros de proporções ainda mais fantásticas”.

Grandes passadas

Outro cientista também deu o seu parecer sobre o segredo da velocidade de Bolt. Segundo John Barrow, da Universidade de Cambridge, a rapidez do atleta veio em parte devido ao seu "extraordinário comprimento da passada", apesar de ter um momento inicial de reação lento para o tiro de partida.

Ele disse ainda que Bolt tem muita margem para quebrar o seu atual recorde se ele responder mais rápido no início, correr com mais força a favor do vento e em maior altitude, onde existe menor força de empuxo.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: