Ver seu time perder pode fazer com que você consuma mais calorias

25/09/2013 às 06:512 min de leitura

Talvez você não tenha prestado atenção ao seu comportamento depois que seu time perde uma partida, mas existem grandes chances de você descontar sua desilusão na comida.

Pelo menos foi isso que os pesquisadores Pierre Chandon e Yann Cornil descobriram depois de promover um estudo nutricional com a participação de diferentes voluntários. Primeiramente, eles notaram que os habitantes de cidades que têm um time de futebol americano que joga na Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) costumam comer mais na segunda-feira, dia seguinte ao jogo, quando sua equipe perde uma partida.

A pesquisa mostrou que os torcedores chegavam a consumir 10% mais calorias e 16% mais gorduras saturadas em comparação com sua rotina alimentar. Por outro lado, os cientistas notaram que os mesmos torcedores consumiram menos calorias e gorduras saturadas na segunda-feira seguinte a uma vitória de seus times.

Já em cidades que não contam com uma equipe que joga a NFL, esse tipo de comportamento não foi identificado, conforme apontou o estudo publicado online no periódico Psychological Science.

Uma possível explicação

“Pesquisas anteriores mostraram que quando as pessoas ficam tristes, elas tendem a consumir comfort foods para se sentirem melhor”, explica Cornil, doutorando da escola de negócios de Cingapura. “Comfort food” é um tipo de alimentação que se opõe ao “fast food”, além de estar associado ao conforto, ao aconchego e às boas lembranças que a alimentação pode trazer.

O pesquisador acredita que quando uma pessoa vê seu time perder, ela assume essa derrota como uma derrota pessoal. Compensar essa tristeza com a comida seria apenas uma maneira de melhorar a autoestima.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Torcedores ao redor do mundo

Para confirmar se esse tipo de comportamento também poderia ser encontrado entre outros torcedores, os pesquisadores recrutaram 78 franceses fãs de esporte e pediram que cada um deles escrevesse sobre uma grande vitória ou uma grande derrota do time que torciam. A maioria dos candidatos escolheu falar sobre futebol.

Depois de terminar a redação, os voluntários tiveram que resolver um jogo de palavras-cruzadas. Durante essa atividade eles estavam livres para consumir chocolate, batata chips, uvas ou tomates-cereja que foram deixados à disposição.

O resultado desse segundo experimento mostrou que aqueles que escreveram sobre uma derrota preferiram comer besteiras, ou seja, optaram por mais calorias e gorduras do que aqueles que relataram uma vitória de sua equipe preferida.

Remediando a tristeza

A terceira fase do estudo aponta que talvez exista uma saída para os torcedores que acabam descontando a derrota de seu time do coração na comida.

Nessa última etapa, os pesquisadores reuniram 160 franceses para assistir aos melhores momentos de três jogos de futebol. O primeiro jogo mostrava uma vitória incrível da França sobre a Itália; o segundo vídeo mostrava cenas da derrota da França para a Itália na final da Copa do Mundo de 2006 e, por fim, o terceiro jogo trazia duas equipes belgas que não tinham nenhuma relação com os voluntários.

Fonte da imagem: Reprodução/katatonia82 – Shutterstock

Depois de assistir às imagens, os cientistas pediram que metade dos participantes fizesse um exercício de autoafirmação, em que deveriam escrever sobre seus principais valores, como a família e os amigos. Em seguida, todos os voluntários viram fotos de comidas saudáveis e outras nem tão saudáveis assim e tiveram que avaliar seu impulso em consumir cada um dos alimentos.

O experimento mostrou que aqueles que viram sua equipe perder tinham tendência a consumir os alimentos mais calóricos e gordurosos. A exceção estava no grupo que havia participado do exercício de autoafirmação – esses participantes comeram uvas e tomates independente do jogo que tivessem assistido.

“Afirmar os seus valores previne que uma derrota no esporte afete sua autoestima”, explica Cornil. E o pesquisador ainda deixa a dica: se o seu time perder e você ficar para baixo, coloque no papel coisas que são importantes na sua vida. Menos o futebol, é claro.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: