Calcio Storico: veja um grupo de jogadores se enfrentarem como gladiadores

16/01/2014 às 12:322 min de leitura

Imagine toda a brutalidade e testosterona que rolam em esportes como o rugby, MMA, luta greco-romana, boxe e futebol. Agora, misture tudo isso — e um pouco mais — e libere 54 homens sedentos de sangue em uma arena e jogue uma bola no meio deles. Quer saber o que acontece? Então, dê uma olhadinha no vídeo abaixo!

A insanidade que você acabou de ver se chama “Calcio Storico Fiorentino”, e consiste em um jogo do século 16 que surgiu em Florença, na Itália, e nele dois times com 27 homens cada se enfrentam como verdadeiros gladiadores. Cada equipe conta com quatro goleiros (os Datori Indietro), três zagueiros (os Datori Innanzi), cinco jogadores que fazem a defesa central (os Sconciatori) e 15 atacantes (os Corridori). Não existem jogadores reserva.

Fonte da imagem: Reprodução/Calcio Storico Fiorentino

Os partidos têm duração de 50 minutos e ocorrem em uma arena divida ao meio por uma faixa branca, formando dois quadrados. Os gols ficam nas extremidades da arena e ocupam toda a sua longitude, e é nessa área que os capitães dos times permanecem para ajudar a organizar o jogo. Os enfrentamentos são acompanhados por uma equipe de oito árbitros, formada pelo juiz principal, seis que marcam as linhas da arena e um mestre de campo.

Que comece a batalha

Fonte da imagem: Reprodução/Calcio Storico Fiorentino

Tudo começa quando a bola é lançada para o alto ao som de um disparo de canhão e, durante o enfrentamento, é permitido que os jogadores usem os pés e as mãos. O objetivo é fazer com que a bola passe por uma abertura que existe no gol do adversário, e quando um time acerta o lance, a equipe marca dois pontos, enquanto que cada lance perdido soma meio ponto para o time adversário. Além disso, os jogadores mudam de lado cada vez que um ponto é marcado.

Fonte da imagem: Reprodução/Calcio Storico Fiorentino

Ganha a equipe que somar mais gols. Bem, é mais ou menos isso! Como você viu no vídeo, os uniformes são compostos por vestimentas iguais às que se usavam no passado, e quando as os conflitos fogem do controle, um dos árbitros entra na arena para reestabelecer a ordem. Os torneios costumam acontecer anualmente em junho. Já pensou se inventassem uma copa do mundo dedicada a esse esporte?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: