Estilo de vida
08/10/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 08/10/2024 às 12:00
O Rugby é um esporte coletivo emocionante e que exige bastante contato físico. Ele surgiu em 1845 na Inglaterra, e está intrinsecamente ligado ao nascimento de outras práticas esportivas – incluindo aqui o nosso popular futebol.
Dá até para cravar que o Rugby foi o "pai", ou pelo menos parente, de vários outros esportes. A seguir, você confere a fascinante história do seu surgimento, que ocorreu entre estudantes da Grã Bretanha.
Ao longo do século 19, vários jogos com bola eram praticados pela Europa. Aos poucos, eles foram dando surgimento a diversos esportes com regras específicas. O Rugby, por exemplo, nasceu depois que um estudante chamado William Webb Ellis teria pegado com as mãos a bola durante um jogo e corrido com ela até a linha de fundo adversária.
Isso ocorreu no ano de 1823, durante um confronto entre as escolas de Town House e Bigside. Assim, começou a circular uma ideia sobre jogar uma variante de futebol em que fosse possível agarrar a bola com as mãos e correr com ela.
Foi só na reta final desse século que o novo esporte começou a surgir de fato. Coube à Rugby University a tarefa de codificar as regras do jogo de Rugby, emprestando também seu nome à nova prática. O novo conjunto de regras derivava das 10 originais, mas buscava simplificar aos pouco o jogo.
Em 1845, estas regras já estavam escritas, dando luz ao Rugby moderno. Os clubes começaram a se espalhar por toda a Inglaterra, o que exigiu uma unificação entre as práticas. Isso passou a acontecer com a Rugby Football Union, em 1871. Poucos anos antes, em 1863, nascia a Football Association, mas o Rugby não aderiu, o que marcou a separação definitiva entre os dois esportes.
No fim do século 19, um inglês que vivia no Brasil enviou seu filho para a Europa para que ele fosse educado na Inglaterra. Nos anos que permaneceu por lá, Charles Miller se apaixonou pela cultura esportiva da Grã Bretanha, e especialmente pelo soccer (nome que vem de association footbal, que logo virou assoccer e, por fim, soccer).
Quando voltou para o Brasil, em 1894, ele trouxe cerca de seis bolas em sua mala. Já por aqui, passou a estimular que as pessoas tivessem interesse pelo novo jogo, mas isso levou um bom tempo. A primeira partida de futebol no Brasil foi disputada entre dois times formados por jovens ingleses, em um campo de criação de cabras.
Nem todo mundo sabe que, antes disso, o futebol e o Rugby nasceram como uma derivação do mesmo esporte. Várias vilas na Inglaterra praticavam um jogo de poucas regras, além de uma principal: fazer com que a bola passasse pela linha do time adversário. Não havia muito mais do que isso.
O esporte era um recurso muito usado pelas escolas para manter os alunos ocupados. Mas, na maior parte dos lugares, era proibido carregar a bola. Só que havia uma escola, que ficava na pequena cidade de Rugby, que preferia jogar desse jeito.
Conforme já contamos, em 1863, um grupo de entusiastas pelos jogos de bola se juntou e formou a Football Association. Aos poucos, o jogo se popularizou – em 1888, já existia uma liga de competição formada por 12 clubes originais. O Rugby seguiu crescendo como um "dissidente", que se manteve separado do futebol inglês, mas que, mesmo assim, continua conquistando adeptos pelo mundo até hoje.