682
Compartilhamentos

Baleia voando? Não! Apenas uma jubarte de 40 toneladas dando um saltinho

O mergulhador Craig Capeheart conseguiu uma façanha incrível: ele filmou uma baleia-jubarte saltando totalmente para fora da água! Normalmente, vemos esses animais gigantescos pulando apenas com parte do corpo acima do nível da água, porém essa gravação rara mostra que elas conseguem sair com o corpanzil inteiro!

As jubartes pesam até 40 toneladas, e esse é o peso estimado da grandalhona flagrada por Craig. A cena foi feita no mar de Mbotyi, na África do Sul, enquanto um grupo de mergulhadores acompanhava a “Corrida das Sardinhas”, um evento anual que acontece na costa africana.

Os cientistas não sabem exatamente os motivos para as baleias saltarem para fora da água, mas acreditam que isso seja uma competição entre machos da espécie ou uma forma de atordoar as presas e facilitar a alimentação. Outros pesquisadores pensam que essa pode ser uma espécie de comunicação, principalmente em longas distâncias.

Raramente, entretanto, as jubartes são vistas saltando completamente para fora da água, por isso a gravação de Craig é um feito inédito. A busca pelas sardinhas durou 7 horas nesse dia, mas resultou em quase nenhum retorno. Felizmente, as baleias fizeram a festa dos quatro mergulhadores! Confira a cena:

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.