Xô, pombo: igreja de São Paulo usa cartaz para hipnotizar as aves

03/08/2017 às 11:471 min de leitura

O repórter Felipe Souza, da BBC Brasil, trouxe uma história curiosa recentemente: a paróquia Nossa Senhora da Consolação, no centro de São Paulo, resolveu colocar cartazes coloridos e hipnóticos para tentar afastar os pombos que transformavam as missas em um inferno! E não é que a ideia funcionou?

As aves tinham usavam o interior da igreja como moradia, entrando e saindo do recinto quando bem entendiam. Um dos problemas é que elas faziam muito barulho e atrapalhavam as missas. Porém, o maior incômodo é com a sujeira: elas derrubavam pedaços de gesso e poeira, além de, é claro, soltarem fezes para todos os lados. Milagrosamente, ninguém recebeu uma rajada fecal na cabeça, mas isso não diminuía a insatisfação popular.

Os responsáveis pela paróquia, que tem mais de 200 anos de tradição na cidade, não queriam medidas drásticas como a morte dos animais. Por isso, apelaram para algo inusitado: a hipnose. Desde o final de junho, a porta de entrada da igreja tem um grande cartaz em formato de alvo, com vários círculos coloridos. Isso causou mal-estar e náusea nos pombos, que pararam de entrar no local!

Cartaz afugentou os visitantes indesejados

Segundo o padre José Roberto Pereira, desde que o cartaz foi fixado, o problema foi resolvido. Além disso, foram vedadas todas as outras entradas, inclusive algumas feitas pelos próprios pombos! Telas de proteção também foram colocadas em algumas frestas, com custo estimado de R$ 3 mil, pago por um doador anônimo.

Apesar de ter dado certo, o ornitólogo Thiago Dantas é um pouco cético sobre a eficácia da estratégia. “Para que haja essa sensação de enjoo, a gente precisa pensar em algum mecanismo que afete o labirinto, dentro do ouvido do animal. Uma imagem giratória poderia causar essa sensação de náusea. Mas, mesmo que ela girasse, o animal teria que ficar olhando para ela até sentir náuseas”, declarou à BBC. Bem, ao menos o problema foi resolvido, não é mesmo?

Paróquia Nossa Senhora da Consolação está livre do incômodo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: