Com este truque simples você vai descobrir como os outros ouvem a sua voz

28/08/2017 às 13:532 min de leitura

Já aconteceu com você de ouvir a sua própria voz gravada por um dispositivo qualquer e se surpreender em como ela soa diferente? E você chegou a perguntar para alguém se a sua voz tem aquele timbre mesmo e ficou chocado quando a resposta foi sim — por que, aos seus ouvidos, o som é completamente diferente?

Pois de acordo com um cara chamado Chris Beatty — que atua como professor de canto —, isso ocorre porque, além da vibração que o som da nossa voz provoca em diversas estruturas presentes nas nossas cabeças e ouvidos, nós também temos acesso uma “amostra prévia” do som que viaja através das laterais do nosso rosto até os ouvidos.

(YouTube/Chris Beatty)

Segundo Chris, nós julgamos esses estímulos todos como sendo o timbre de nossas vozes. No entanto, quando outras pessoas nos escutam falando, o som deve viajar através do ambiente onde nos encontramos até chegar aos seus ouvidos — sendo afetado por uma variedade de fatores como temperatura, umidade, número de pessoas presentes no local, objetos e texturas que se encontram ali etc. —, e é por isso que o tom resulta tão diferente.

Mas, vamos ao truque! Para saber como a sua voz soa para outras pessoas, basta colocar duas revistas — ou algo do tipo — nas laterais do rosto, bem diante dos ouvidos, para que elas funcionem como defletores de ruído. Mais ou menos assim, veja:

(YouTube/Chris Beatty)

De acordo com Chris, as revistas (ele usou um par de organizadores de arquivo) bloqueiam aquela amostra prévia que viaja através das laterais do rosto e impedem que o som chegue diretamente aos nossos ouvidos — e o que nós escutamos é mais ou menos como as nossas vozes soam para as outras pessoas nos ouvem. Aliás, segundo o professor, é legal fazer o teste para que a gente tenha uma ideia de como ou outros percebem a nossa voz para, se for o caso, trabalhar em alguns ajustes e torná-la mais agradável.

Você pode conferir a explicação de Chris (em inglês) no vídeo a seguir — e, caso você faça o teste para descobrir como a sua voz soa para os outros, não deixe de contar para a gente nos comentários como foi a sua experiência.

*Você pode ativar a tradução automática das legendas para o português no menu do vídeo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: