Memetrospectiva: os melhores memes das redes sociais brasileiras em 2017

13/12/2017 às 12:596 min de leitura

Quem falou que 2016 foi difícil não estava preparado para 2017. O ano foi cheio de notícias complicadas de digerir em várias áreas e, para superar tudo isso, o brasileiro sempre encontra um jeito. Normalmente, isso envolve transformar o assunto em meme.

TwitterFacebookYouTube foram novamente palco de grandes piadas, paródias, gafes, montagens e assuntos que não eram intencionalmente engraçados.

Como forma de retrospectiva, juntamos cronologicamente os memes que mais viralizaram neste ano. Aproveite para dar boas risadas relembrando cada um deles — e prepare-se, pois tudo indica que em 2018 também precisaremos muito de memes para nos dar alegrias.

Janeiro

Um dos primeiros do ano ainda é de dezembro: Mônica vendo a tela do PC com o texto "ata", ótima para mostrar desprezo. Até a Mônica de verdade, filha de Maurício de Souza, entrou na brincadeira.

Galeria 1

Tivemos também os presos que fugiram da cana e não deixaram de registrar isso no Facebook, para delírio dos brasileiros.

A cantora Beyoncé ganhou ainda mais espaço na rede por conta do ensaio fotográfico de estética de gosto duvidoso durante a gravidez.

Beyoncé grávida.

Parece que já faz tempo, mas "Ó o gás" pegou no fim de 2016 e começo de 2017! O funk com a música de entrega de botijões grudou na cabeça por um bom tempo.

Durante a premiação do Sindicato dos Atores, Winona Ryder foi o centro das atenções na premiação de Stranger Things pelas caras e bocas.

E tem ainda o Salt Bae, como ficou conhecido o chef turco Nusret Gökçe. Ele ganhou fama por cozinhar com um estilo bem peculiar e cheio de estilo.

Outro ainda do começo do ano é o "logo eu". Ele é uma frase da célebre Nazaré Tedesco em "Senhora do Destino" e virou um "achou que poderia me enganar?" em forma de meme.

Galeria 2

Fevereiro

O presidente dos EUA, Donald Trump, gerou muitos memes. Um deles é Trump Draws, com ele exibindo um livro contendo a sua primeira ordem de trabalho — transformada em um papel em branco que virou todos os tipos de desenhos.

A entrega do Grammy traz boas lembranças. CeeLo Green dourado, comentários dos looks e também sobre as peformances.

Galeria 9

O Oscar também gerou piadas, incluindo o erro na divulgação do prêmio de Melhor Filme...

...E as mãos desproporcionais da atriz Nicole Kidman.

Nicole Kidman aplaudindo.

Sabe aquela foto de um rapaz apontando o indicador para a própria cabeça com um sorriso no rosto? Esse meme é o "Roll Safe" é o sujeito é o ator Kayode Ewumi. A cena original é de uma websérie.

Um meme."Você não pode ser demitido... Se não tiver um emprego"

O Facebook ficou inundado de stickers com essa pomba roxa esquisita e hiperativa, a Trash Dove.

Adesivos da internet.

E um perfil no Twitter de um jornal fictício cobriu com maestria as aparições de uma misteriosa criatura na cidade de Goianinha. Será que alguém acreditou?

Galeria 3

Março

Aqui, o meme era tecnológico: fizemos piada com o fato de tudo agora ter o “Stories” do Snapchat, do Instagram até o WhatsApp.

E teve também o momento incrível em que os filhos de um correspondente internacional invadiram uma transmissão ao vivo na BBC. Uma das melhores cenas do ano, sem dúvidas.

Abril

Não teve pra ninguém nesse mês. O menino do Acre que sumiu, deixou uma estátua e vários escritos criptografados sem sentido — e depois reapareceu, mostrando que tudo era uma jogada de marketing para vender livros — simplesmente dominou os nossos corações.

Galeria 4

Maio

O dono da JBS (e do sonoro nome “Joesley”) gravou Michel Temer e outros políticos em conversas envolvendo corrupção.

Galeria 7

O ex-presidente Lula e Sérgio Moro ficaram cara a cara pela primeira vez em uma audiência. Claro que esse encontro épico não foi perdoado.

Galeria 6

Teve o meme do cérebro expandindo na medida em que algo vai ficando mais e mais complexo.

Muita gente já esperava inovações tecnológicas incríveis como carros voadores em 2017. Porém, tivemos que nos contentar com outras coisas...

Galeria 8

O encontro entre o papa Francisco e Donald Trump nem precisou de contexto: a foto fala por si só.

Papa com a família Trump.

A Secretaria de Educação de Jequié, na Bahia, deu aos alunos da rede municipal novas mochilas que eram.. desproporcionais. Virou piada.

Junho

A boa e velha Cuca, do Sítio do Pica-pau Amarelo, virou meme internacional. Ela virou até camiseta lá fora e isso revoltou alguns brasileiros, enquanto outros adoraram a “exportação” depois de Nazaré.

"O chão é lava" (ou qualquer outra coisa) faz pessoas se desesperarem para não pisarem no chão. E tira imagens de contexto e cria situações ainda melhores.

Uma montagem.

A montagem “Você não” apareceu até em perfis de marcas. Claro que a gente também não perdeu a piada.

Foi nesse mês que a música “Sweet Dreams (Are Made Of This”, do Eurythmics, ganhou um novo significado: pessoas caindo. E com uma palavrinha adicional bem brasileira.

Julho

Dois meses depois, um novo capítulo: Sérgio Moro condena o Lula em um momento histórico para... a internet.

Galeria 5

Se juntas já causam, imagina juntas! E mais que amigas, friends.

Duas pessoas lado a lado.

Foi aqui também que um velho meme foi ressuscitado com estilo: um carro pica x um celta 2012 os dois a 80 tu acha que vai ficar um do lado do outro?

Uma captura de tela.

Agosto

A montagem do namorado distraído e da namorada furiosa com a “secada” nada discreta rendeu ótimas comparações (e contamos a origem aqui).

Em agosto foi a absoluta explosão do “Gemidão do Zap”, com todo mundo recebendo ele de todas as formas possíveis. Se alguém disse que não caiu, a pessoa está mentindo.

Uma placa de aviso.

Aqui também quando começou o Dossiê Márcio Seixas, com o dublador do Batman nunca mais sendo visto da mesma forma. “Mentiroso contumaz”, “execrável” e “monumental par de coxas” entraram para o nosso vocabulário. É talvez o favorito deste redator.

Marcelo Rezende.

Neste mês, quem também bombou foi o cantor russo Vitas, especialmente por essa performance. O Facebook dele é cheio de "please, come to Brazil" — e ele pode mesmo vir em algum momento.

Setembro

Uma das cenas mais icônicas e assustadoras de “It – A Coisa” virou também um meme sobre querermos muito alguma coisa. Um vídeo totalmente diferente de uma moça entrando em um bueiro de forma bizarra completou a piada.

Um meme.

O meme é de fevereiro, mas demorou para chegar no Brasil. Ele é uma montagem que troca pedaços de fotos por uma cena pitoresca: um macaco tendo o cabelo cortado.

Rambo atirando.

Só que a grande estrela do mês foi mesmo o cachorro do casal Gracyanne Barbosa e Belo. Vai dizer, como não adorar as expressões tão maravilhosas desse bichinho?

Um cachorro.

Outubro

Em outubro, o presidente Michel Temer fazendo carinho no cachorro Thor foi matéria-prima para excelentes montagens.

Galeria 10

Uma reportagem que terminou com um cavalete saindo fora da cena de forma bizarra também fez a alegria da galera.

E Faustão foi "faustop" o ano inteiro, mas o ápice veio mesmo quando Adriane Galisteu derrubou o apresentador.

Novembro

Os memes políticos serão mais fortes em 2018, mas já tivemos um gostinho com o cirurgião plástico, apresentador e bizarro Dr. Rey se lançando como pré-candidato a presidente.

Dr. Rey.

A Electronic Arts foi xingada e zoada por colocar microtransações em excesso. É uma mistura na medida certa de zoeira com crítica à indústria dos games.

E, no mesmo estilo do meme do macaco, várias mãos foram trocadas por uma foto de um cachorro sendo acariciado. Qual o sentido? Não importa. E essa é a graça.

Um atleta saltando.

...

E aí, qual foi o seu meme favorito de 2017? Faltou algum na lista? Dezembro não foi adicionado, então ajude a gente a terminar a montagem dessa bela retrospectiva — e só guarde um pouco de criatividade para 2018.

Memetrospectiva: os melhores memes das redes sociais brasileiras em 2017 via TecMundo

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: