Os lagos misteriosos de um (quase) desconhecido deserto na China

20/12/2017 às 11:452 min de leitura

O deserto de Badain Jaran é o terceiro maior da China e, por conta disso, pouco conhecido ou comentado no Ocidente. Ele ocupa uma área de 49 mil km² e possui as maiores dunas do mundo – algumas chegam a atingir até 500 metros de altura! Porém, o que mais chama a atenção neste inóspito lugar são seu 140 lagos permanents.

Isso é extremamente curioso por dois motivos: o primeiro é que o deserto de Badain Jaran recebe em media 50 mm de precipitação de chuva por ano, sendo que, na maioria das vezes, a água evapora antes mesmo de chegar ao solo – para efeito de comparação, em São Paulo o índice médio de pluviosidade é de 1340 mm. E, em segundo lugar, alguns desses lagos possuem água doce, enquanto outros são altamente salinizados.

Essas bizarrices ajudaram a batizar o deserto: Badain Jaran, em mongol, significa justamente “Lagos Misteriosos”. A maior parte da água desses lagos é proveniente do derretimento de geleira, que fica acumulado em lençóis freáticos e surgem em lugares onde a camada de areia sobre os depósitos de cascalho se tornam mais finas.

lagosLago no deserto de Badain Jaran

A intense evaporação desses lagos também criou uma crosta de sal ao redor dos lagos salinizados, que são a maioria no deserto de Badain Jaran. Já a cor das águas pode variar radicalmente de uma lago para outro, já que cada um tem sua própria quantidade de vida, como algas e camarões.

Os lagos de água doce são fundamentais para a preservação da vida nesse deserto. Eles são verdadeiros oásis que hidratam nêmades com seus animais, principalmente camelos, cabras e cavalos. Porém, eles estão sumindo aos poucos, já que a urbanização tem criado formas de canalizar a água acumulada sob o deserto para irrigar regiões de plantações.

Confira mais algumas fotos da região:

São mais de 140 lagos em Badain Jaran, na China

lago

Suas águas hidratam nômades com seus animais

camelos

Precipitação na região é quase nula

lagos

Mesmo assim, algumas pessoas conseguem viver por aqui

lagos

Fazendas canalizam a água dos lençóis freáticos para irrigar plantações

lagos

O deserto também conta com as maiores dunas do mundo, que podem medir até 500 metros de altura

lagos

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: