Você conhece a história do espelho?
03
Compartilhamentos

Você conhece a história do espelho?

Último Vídeo

Sejamos sinceros: é difícil sair de casa sem dar aquela última olhadinha no espelho para ajeitar o cabelo ou a maquiagem para ter certeza de que está tudo no lugar. Porém, você já parou para pensar em quem criou esse objeto que está tão presente em nossas vidas? 

Bom, esse item é mais antigo do que muita gente imagina: segundo registros, os primeiros espelhos eram feitos de cobre polido e foram encontrados na antiga Mesopotâmia  território que, hoje, equivale ao Iraque  de 4000 a 3000 a.C. Por volta de 1000 anos depois, os habitantes da América Central e da América do Sul começaram a produzir espelhos de pedra polida. 

1

Já os espelhos de vidro  aqueles que são mais parecidos com os que usamos atualmente  surgiram apenas no século 14, pelas mãos de artesãos italianos, em Veneza. Para criar o objeto, eles utilizavam uma substância que surgia da mistura de estanho e mercúrio, a qual, ao ser aplicada em vidros planos, criava uma camada refletora. Esses espelhos eram famosos por toda a Europa, mas havia um problema: os artesãos ficavam com problemas de saúde causados pelo mercúrio, material bem tóxico. 

E não podemos nos esquecer dos primeiros espelhos criados por mãos que não são humanas: os da própria natureza. Afinal, antes de qualquer fórmula química ou aplicação em vidro, a chuva já havia criado superfícies naturalmente refletoras, como lagos e poças d’água. 

reflexo

Porém, não pense que o espelho foi um objeto bem recebido por todos os povos. No caso da Papua-Nova Guiné, por exemplo, um antropólogo levou alguns espelhos às tribos de lá e... Bom, eles viram seus reflexos com um sentimento que era muito mais de pavor do que de fascínio.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.