Frankenstein completa 200 anos em 2018. Teria sido a história real?

Frankenstein completa 200 anos em 2018. Teria sido a história real?

Último Vídeo

Está completando 200 anos em 2018 "Frankenstein", obra da autora britânica Mary Shelley que é considerada a primeira de ficção científica da história. Mas uma dúvida ainda paira no ar: teria sido um romance baseado em fatos reais?

O livro foi publicado pela primeira vez por Mary em 1818 e, embora a exata inspiração para o seu conto seja desconhecida, há evidências que ligam seu cientista louco a um alquimista nascido no Castelo Frankenstein, próximo a Darmstadt, na Alemanha, onde viajantes curiosos tentam por décadas encontrar traços do monstro.

castelo

O castelo, que foi construído em 1250, está parcialmente em ruínas. Entretanto, portão, capela, torre, pátio, prado e florestas ao redor podem ser visitados. Dizem os habitantes locais que o lugar é assombrado por Johann Konrad Dippel, um excêntrico alquimista, doutor e teólogo que pode ter sido a inspiração para Dr. Frankenstein.

Assombração

Dippel era conhecido localmente por ser um cientista louco. Nascido no castelo em 1673, se tornou uma lenda por supostamente roubar túmulos, realizar terríveis experimentos em cadáveres e tentar transferir a alma de um corpo para o outro.

2

Talvez sua mais famosa criação como alquimista tenha sido o "Óleo de Dippel", que prometia trazer a juventude novamente. Homem controverso, Dippel era mal visto por religiosos e acabou sendo aprisionado durante 7 anos por heresia. Ele acabou sendo banido da Suécia e da Rússia. Acredita-se que ele tenha morrido por envenenamento.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.