Ciência
05/03/2018 às 10:00•3 min de leitura
“O que as pessoas de 50 anos sabem que os jovens de 20 anos geralmente não fazem?” — essa pergunta apareceu no Quora, uma rede social baseada em perguntas e respostas, semelhante ao Yahoo! Respostas.
Dentre as centenas de respostas, a que mais se destacou foi da advogada de Direito de Família Phyl Bean, da cidade de Chaska, em Minnesota, nos Estados Unidos.
1. Seja amável. Os benefícios de ser gentil — ou, pelo menos, respeitoso — superam qualquer esforço que você faz. Faça aleatoriamente atos de gentileza. Cumprimente alguém. Se o seu empregado cometer um erro, seja compreensivo e paciente. Pessoas amáveis vivem mais do que pessoas cruéis.
2. Eu me conheço melhor do que ninguém. Não deixo que as opiniões dos outros controlem o que eu faço, o que eu uso ou o que eu falo. As opiniões de outras pessoas são sugestões — leve-as ou deixe-as.
3. Todo mundo está preocupado e inseguro assim como você. Só que algumas pessoas conseguem esconder melhor esses sentimentos. Mas isso não significa que elas sejam mais inteligentes ou melhores do que você.
4. Ria de seus problemas. Se você cometeu algum erro, caiu, ou fez algo bobo, apenas ria dele. As outras pessoas (e você) vão esquecer muito mais rápido se você desencanar dele. TODOS NÓS cometemos erros idiotas. Todo mundo. Você não está sozinho e não é o maior idiota do mundo por causa disso. Só se dê um tempo e se sentirá melhor.
5. “Ajuste-se" para ter autoconfiança. Seja você mesmo. A confiança é algo sexy. Além disso, grandes líderes não chegariam onde estão se estivessem seguindo uma multidão.
6. Não fique em um relacionamento ruim, mesmo que seja "para o bem das crianças". Muitas vezes, elas crescem com dificuldade através de uma relação problemática.
7. São apenas coisas. Certo, mas são quebradas — muitas vezes quebradas acidentalmente pelas pessoas que você ama — e isso é chato. Mas esses tipos de coisas podem ser substituídos. Você nunca poderá apagar as palavras dolorosas que você disser a uma pessoa que ama, só porque ela quebrou alguma coisa sua. Os bens materiais nunca vão ser tão importantes quanto as pessoas que estiverem em seu coração.
8. Você provavelmente é muito mais esperto do que acredita ser.
9. Não julgue. Você não conhece todos os fatos do problema. Não julgue as pessoas por fumar, beber ou ser gordo. Todos nós temos nossas falhas e maus hábitos. Conforme dizia um homem muito famoso: "Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra".
10. Nunca perca a sua criança interior. Dance. Cante. Pule. Conte piadas. Desça de um escorregador. Pule num pula-pula inflável, se o monitor disser que os adultos são bem-vindos. Esta é uma das vantagens por ser maior de idade. Quando se tem 20 anos, as pessoas geralmente pensam que você é "muito velho" para fazer essas coisas, mas, quando você tem 50, é algo encantador. E se as pessoas pensarem que você é um bobo, feche os olhos e lembre-se da Lição 2.
11. Não tome grandes decisões de vida para agradar outras pessoas. Talvez seus pais esperem que você vá para a faculdade, mas você só quer ir para o ensino técnico e se tornar um mecânico de automóveis, porque é aí que o seu coração deve estar. Ou talvez (como no meu caso) seus pais não queiram que você vá para a faculdade, mas o que você realmente quer é se tornar um advogado. Viva a vida para você. O mundo precisa de bons mecânicos de automóveis e de bons advogados. Tudo dará certo.
12. Não desista das coisas. Faça tudo o que puder para corrigir seus erros e, em seguida, siga em frente. O sentimento de culpa só é bom para te incentivar, novamente, a fazê-las. Depois disso, ela se tornará uma vergonha, e a vergonha também é um sentimento ruim que só vai acabar te devorando por dentro.
13. Aproveite a vida. Literalmente, pare para cheirar e admirar as flores. Admire-se. Sorria para os estranhos e veja quantos sorrisos você consegue de volta. Divirta-se.
14. A vida realmente passa muito, mas muito rápido. Viva cada dia para que, no final, você possa apreciar o quão maravilhosa sua vida foi, e não tenha que se lamentar por todas as coisas que você fez ou deixou de fazer.
15. A vida é bem melhor depois dos 50.