Ciência
06/03/2018 às 09:01•2 min de leitura
No dia 14 de junho, amantes do futebol, sejam eles fanáticos ou casuais, irão voltar seus olhos para a Rússia, que sediará a 21ª Copa do Mundo FIFA de futebol masculino. O Brasil é o único país a ter participado de todas as edições e tentará, mais uma vez, conquistar o almejado hexacampeonato. Já a Alemanha tentará o penta, empatando conosco em número de títulos. A Itália, uma potência no futebol que assim como os alemães é tetracampeã, está fora do torneio – a primeira vez desde 1950, quando a Copa foi disputada aqui no Brasil!
Faltando 100 dias para o início do torneio, fique ligado em 7 curiosidades sobre a edição deste ano da Copa do Mundo:
O maior país do mundo é uma potência esportiva: na última Olimpíada, no Rio, ficou em quarto lugar no quadro de medalhas. Porém, no futebol a representatividade da Rússia é mediana, com o melhor resultado sendo um quarto lugar, na Copa de 1966, enquanto ainda era a seleção soviética, além de dois ouros olímpicos. Como sede, a Rússia já foi palco de grandes eventos esportivos, com os Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou, e os de Inverno de 2014, em Sochi. Esta será a primeira vez que o país sediará a Copa da FIFA.
Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi
A logo da Copa transformou a taça em uma matriosca, aquela boneca tradicional russa que é um dos símbolos do país. Além disso, a Rússia também pretende exaltar outras características das quais ela se orgulha, como seu desenvolvimento aeroespacial – foi o primeiro país a mandar um homem ao espaço – e o folclore, principalmente a lenda do Pássaro de Fogo.
Imagem oficial traz a matriosca e a exploração espacial
Em setembro de 2016, uma eleição online ocorrida na Rússia elegeu o lobo Zabivaka como a mascote oficial da Copa do Mundo de 2018. Mais de 53% das pessoas escolheram o personagem, superando outros animais que estavam no páreo, como um tigre e um gato. Seu nome significa algo como “Pequeno Goleador”.
Zabivaka, o "Pequeno Goleador"
Serão 32 países que disputarão a taça de campeão mundial de futebol em 2018, sendo 14 seleções da Europa, 5 da Ásia, 5 da África e 8 das Américas. O Brasil é o único a ter disputado todas as 21 edições do torneio. Islândia e Panamá vão participar da Copa pela primeira vez, enquanto potências como Holanda e Itália não se classificaram nas eliminatórias.
Islândia fará sua estreia em Copas do Mundo
A Copa da Rússia será disputada em 11 cidades: Moscou, Ecaterimburgo, Samara, Saransk, Cazã, Sochi, Kaliningrado, Volgogrado, São Petersburgo, Níji Novgorod e Rostov do Don. A maioria dos estádios foi construída especialmente para o torneio, o que deve garantir uma tecnologia de ponta na competição.
O Estádio Luzhniki, em Moscou, será palco da abertura e da final da Copa
Normalmente, a Rússia tem regras bem chatinhas para entrar no país, como a obrigação de um visto de turista. Porém, para a Copa do Mundo a entrada de torcedores estará mais facilitada, bastando apresentar os bilhetes dos jogos, além, é claro, de documentos pessoais.
Visto não será necessário durante a Copa
Essa é uma expectativa para quem vê a Copa mais como um evento cultural do que esportivo: em anos anteriores, Shakira, Jennifer Lopez, Ricky Martin, Pitbull e Claudia Leitte já cantaram a música-tema da competição. Para 2018, entretanto, ainda não tem nada definido, mas tem muita gente fazendo especulações sobre quem será o artista escolhido. Algumas pessoas apontam de Anitta a Lady Gaga, mas vai ser preciso esperar mais algum tempo para isso ser revelado oficialmente.
Produtor musical de Lady Gaga manifestou interesse em ter a estrela cantando o tema da Copa de 2018