Saiba por que as janelas do avião são ovais

23/03/2018 às 09:002 min de leitura

Viajar de avião pode ser parte da rotina de algumas pessoas, mas para a maioria viagem significa férias! E como turistas querem aproveitar todos os momentos do passeio, quanto mais fotos e stories postados, melhor. Para isso, seria muito mais agradável se o avião possuísse janelas amplas, facilitando a vista durante a decolagem e a aterrisagem. Mas já imaginou por qual motivo as companhias aéreas ainda não aproveitaram essa grande oportunidade?

As coisas não são tão simples quanto parecem quando se trata de janelas em aviões. Na metade do século passado, quando empresas aéreas começaram a voar em maiores altitudes, adaptações precisaram ser feitas. Inicialmente, os aviões possuíam janelas quadradas, mas, devido às baixas altitudes em que voavam, a pressurização interna não era necessária, por isso tudo funcionava muito bem.

Cabine de um avião em 1933Cabine de um avião em 1933

O problema surgiu quando as empresas iniciaram voos em maiores altitudes. Esse procedimento é utilizado até hoje, pois, quanto mais alto o avião voa, mais rarefeito fica o ar. Isso reduz o arrasto da aeronave, fazendo com que se economize uma quantidade considerável de combustível. Junto com essa nova prática de voo, a cabine precisou de pressurização para que os passageiros pudessem respirar sem problemas, o que gera uma diferença de pressão entre o interior do avião e a atmosfera a uma grande altitude.

Atualmente, isso não é um problema, mas se descobriu, da pior forma, que janelas quadradas e aviões pressurizados não são uma boa combinação. Nos anos 1950, três aeronaves caíram quando suas fuselagens se despedaçaram em pleno voo. Os engenheiros menosprezaram o acúmulo de tensão nos cantos da janela e, em virtude da pressurização, as aberturas não foram resistentes o suficiente para aguentar o esforço.

2

A diferença de pressão entre o interior da aeronave e o ambiente externo faz com que o avião se expanda levemente. Por esse motivo, além das janelas, o próprio avião possui o formato arredondado que conhecemos, pois assim as tensões são distribuídas de uma forma mais uniforme, evitando acidentes como os que aconteceram. Como uma comparação simples, esse é o mesmo motivo de caixas-d’água utilizadas em residências serem redondas, em vez de quadradas. Já reparou nisso?

Desalinhamento também?

Daí você pode perguntar: além de as janelas precisarem ser redondas, é necessário que as poltronas estejam desalinhadas? Tirar aquela foto perfeita para postar fica difícil assim...

Nesse caso, você deve culpar a companhia aérea. Esse desalinhamento não tem nada a ver com questões de resistência. Quando o avião é vendido, são fornecidos layouts sugestivos de posicionamento das poltronas, mas quem decide quantas e como elas serão instaladas é a própria companhia aérea. Por isso, algumas empresas possuem mais espaço entre poltronas e, consequentemente, mais espaço para suas pernas.

Na sua próxima viagem, você já sabe: não adianta reclamar do tamanho da janela, pois ela é assim para que você possa chegar em segurança ao seu destino e aproveitar suas férias ou reuniões de negócios.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: