publicidade

Vídeo mostra momentos antes do acidente fatal com o carro autônomo do Uber

22/03/2018 às 07:002 min de leitura

Faz pouco mais de três dias desde que o Uber se envolveu em problemas que ameaçavam colocar todo o mercado de carros autônomos em perigo, com o fatídico atropelamento fatal causado por um de seus veículos dirigidos automaticamente. As investigações sobre o caso continuam e, agora, a Polícia de Tempe revelou nada menos do que o vídeo mostrando o momento da colisão entre o automóvel e a vítima.

Na curta gravação, disponibilizada pelo departamento de polícia no tweet mais abaixo, podemos ver o incidente ocorrendo até instantes antes da colisão em si (a batida foi editada da gravação). Como informado em declarações anteriores, a aparição da sem-teto Elaine Herzberg, com sua bicicleta, dá pouquíssimo espaço para reação, visto que ela atravessou fora da faixa e em uma área mal-iluminada.

Junto disso, também é mostrado que o motorista, nos segundos que antecedem o acidente, alterna sua atenção entre a pista e algo no interior do veículo.

Aviso: a gravação abaixo possui cenas que podem ser consideradas perturbadoras para alguns de nossos leitores.

Vale notar que o lançamento do vídeo gerou uma enorme discussão entre o público com relação à eficiência das tecnologias de carros autônomos. Isso porque, para muitos, as câmeras e os sensores usados nesses veículos deveriam ser melhores na detecção de obstáculos e perigos na pista, enquanto a IA do veículo ainda deveria ter um tempo de reação suficiente para reduzir ao máximo as chances – e os potenciais estragos – de um acidente. O fato de o motorista não ter dado atenção total à pista durante todo o tempo no veículo, é claro, também virou alvo de críticas.

É importante dizer, contudo, que um número igualmente grande de pessoas apontou o acidente como sendo praticamente inevitável, diante da perigosa situação, e que há limites para o que uma tecnologia ainda em testes poderia fazer.

A boa notícia para o futuro desses veículos, como já falamos antes, é que o Uber provavelmente será inocentado do incidente. Mesmo assim, um caso como esses ainda deve gerar muitas discussões que podem afetar a recepção do público como um todo para os carros autônomos. Só nos resta esperar para ver.

Vídeo mostra momentos antes do acidente fatal com o carro autônomo do Uber via TecMundo

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: