7 truques psicológicos que ajudam a causar uma ótima impressão

27/03/2018 às 08:012 min de leitura

Estudos em psicologia mostram que a primeira impressão realmente é a que fica. Os julgamentos iniciais sobre uma pessoa, segundo psicólogos, dificilmente são desfeitos e, mesmo que outras informações contradigam a opinião formada no primeiro momento, ela continua se impondo por muito tempo.

Então, o que fazer para evitar causar uma má impressão, mesmo que a pessoa já tenha feito um julgamento baseado em seus próprios instintos? A dica vem da ciência: você pode usar alguns truques que podem ajudá-lo a mudar a percepção das pessoas e que foram cientificamente provados! Confira:

1. Imite a pessoa com quem você está falando

O primeiro truque consiste em imitar de maneira sutil o que a outra pessoa faz. Pesquisadores estudaram esse comportamento em 1999 e o batizaram de “efeito camaleão”. Eles descobriram que os participantes eram mais propensos a dizer que gostavam de alguém se essa pessoa os copiasse.

Mas faça isso de maneira discreta: copie com cuidado apenas algumas das expressões corporais, gestuais e faciais. Isso fará com que a pessoa se sinta mais à vontade, além de aumentar o grau de confiança que ela sente em relação a você.

1

2. Deixe que ela fale mais que você

Ser um bom ouvinte é uma qualidade imprescindível, tanto nas relações pessoais como nas profissionais, e mesmo as pessoas que são naturalmente quietas e tímidas gostam quando têm a oportunidade de falar sobre elas mesmas para alguém que parece interessado.

Então, se você quer causar uma boa impressão, tente deixar a outra pessoa falar mais. Faça perguntas sobre ela, mas, principalmente, demonstre que você está realmente prestando atenção. Importante: não fique mexendo no seu celular e mantenha o olhar fixo na pessoa.

2

3. Revele seus defeitos

Nós temos uma tendência natural de nos apresentarmos da forma mais perfeita possível, até porque ninguém gosta de mostrar seus defeitos. Mas a verdade é que um estudo descobriu que as pessoas vão gostar mais de você depois que você cometer um erro – desde que elas considerem você alguém competente.

Por isso, seria interessante revelar um defeito, ou, pelo menos, ser um pouco autodepreciativo. Dessa forma, uma vez que você demonstrou que é inteligente ou competente, pode se sentir livre para cometer um erro ou falar sobre suas falhas.

3

4. Elogie

Todo mundo gosta de um elogio – eles são uma maneira fácil de conquistar o coração de alguém. Mas não se trata apenas de elogiar a pessoa a quem você está tentando causar uma boa impressão: é também sobre elogios de uma forma geral.

Quando você fala bem de alguém que está no ambiente, mas não está na mesma conversa que você, isso faz você parecer uma boa pessoa. Aquele com quem você está falando realmente começará a associar esses elogios à sua personalidade.

4

5. Enfatize similaridades

Caso você conheça uma pessoa nova e tenha percebido semelhanças entre vocês, conte para ela o mais breve possível. Uma pesquisa mostrou que as pessoas gostam daqueles que têm valores semelhantes a elas. Mas atenção: nada de falsidade. É sempre melhor ser genuíno, por isso tente encontrar coisas que ambos têm em comum para que vocês possam se relacionar com eles.

5

6. Seja vulnerável

Se você é uma pessoa fechada, tímida e muito misteriosa, os outros provavelmente não vão se conectar à sua personalidade. Por isso, é melhor agir de uma forma aberta e vulnerável. Você precisa ter a capacidade de compartilhar suas emoções com os outros, embora isso possa trazer riscos, como não saber se essa exposição emocional será aceita e retribuída ou rejeitada e ignorada.

6

7. Mantenha um tom positivo (quando puder)

Manter uma postura positiva é obviamente muito melhor do que uma negativa quando se trata de causar uma boa primeira impressão. Isso também inclui o seu tom de voz: estudos descobriram que confiabilidade e simpatia estão ligadas à maneira como alguém diz algo. Mesmo apenas uma palavra pode ser suficiente para alguém fazer um julgamento rápido de você.

7

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: