Estão divulgando as últimas palavras de pessoas mortas pela polícia nos EUA

04/04/2018 às 14:283 min de leitura

Um assunto que vira e mexe volta a virar manchete pelo mundo é o abuso de policiais contra a população nos EUA — onde é bastante frequente que pessoas, em sua grande maioria negra, sejam mortas em enfrentamentos com as autoridades.

O caso mais recente e que despertou uma onda de protestos em todo o país é o do falecimento de um rapaz afro-americano chamado Stephon Clark, que se encontrava no quintal da casa de sua avó quando foi atingido por oito disparos — seis deles nas costas. Stephon estava desarmado.

Paralelos de violência

De acordo com um levantamento realizado por lá, só entre janeiro e abril deste ano, mais de 4,2 mil mortes associadas à violência relacionada com armas de fogo foram registradas nos EUA. Sim, nós sabemos que a discussão por lá é outra, bem como a situação vivida no país. Mas, quando vemos estatísticas assim, é impossível não traçar um paralelo com a violência que vivemos aqui no Brasil, onde milhares de pessoas — muitas delas inocentes — também perdem suas vidas.

O fato é que uma jornalista norte-americana chamada Shirin Barghi resolveu iniciar um projeto chamado #LastWords — “Últimas Palavras” em tradução livre — e compartilhar nas redes sociais as últimas palavras de algumas das vítimas da violência policial nos EUA.

É óbvio que existem criminosos que foram mortos a tiros pela polícia. Em contrapartida, muitos dos que perderam suas vidas simplesmente estavam no lugar errado, na hora errada — e, aparentemente, tinham a cor de pele errada... Seja como for, se deixarmos de colocar culpas e julgamentos na balança, a verdade é que as mensagens são de partir o coração. Confira algumas delas a seguir:

1 – Christian Taylor

“Eu não quero morrer jovem demais”. Ele tinha 19 anos.

2 – Freddie Gray

“Eu não consigo respirar. Preciso de um respirador”. Ele tinha 25 anos.

3 – Trayvon Martin

“Por que você está me seguindo?”. Ele tinha 17 anos.

4 – Lavon king

“Por que você atirou em mim?”. Ele tinha 20 anos.

5 – Kajieme Powell

“Atire em mim agora. Me mate agora”. Ele tinha 25 anos.

6 – John Crawford

“Não é real”. Ele tinha 22 anos.

7 – Michael Brown

“Não estou armado. Pare de atirar”. Ele tinha 18 anos.

8 – Eric Garner

“Eu não consigo respirar”. Ele tinha 43 anos.

9 – Kenneth Charmberlain

“Oficiais, por que vocês estão empunhando suas armas?”. Ele tinha 66 anos.

10 – Kimani Gray

“Por favor, não me deixe morrer”. Ele tinha 16 anos.

11 – Amadou Diallo

“Mamãe, estou indo para a faculdade”. Ele tinha 23 anos.

12 – Kendrec McDade

“Por que você atirou em mim?”. Ele tinha 19 anos.

E você, caro leitor, o que achou da iniciativa? Acredita que algo parecido poderia ser feito aqui no Brasil? Conhece algum projeto semelhante em andamento no nosso país? Não deixe de compartilhar sua opinião nos comentários!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: