Como causar uma boa impressão, segundo a ciência

09/04/2018 às 07:312 min de leitura

Se a primeira impressão é a que fica, melhor sempre tomarmos cuidado quando conhecemos novas pessoas, afinal na maioria das vezes tentamos pelo menos parecer legais. Caso você já tenha causado uma má impressão num primeiro encontro, não temos uma fórmula mágica para desfazer a situação.

No entanto, a partir de agora você pode colocar em prática o resultado de uma pesquisa que diz ter encontrado a maneira mais eficaz de causar uma boa impressão só pela entonação da sua voz. Você acha que funciona?

1

No estudo, pessoas ouviam uma palavra com diferentes entonações e indicavam qual delas se assemelhava mais a determinada característica indicada. A pesquisa foi feita no Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), e foi utilizada a palavra “bonjour” (bom dia) como base para o estudo. Com ela, a ideia era descobrir se alguma entonação específica durante a pronúncia passava a sensação de confiança ou determinação a quem ouvia.

Segundo os pesquisadores, ao ouvir alguém falar nós formamos uma opinião linguística e social sobre a pessoa, baseados na entonação da sua fala. Assim como mantemos uma imagem mental de como é uma maçã (redonda, brilhante, vermelha ou verde), formamos também imagens mentais de pessoas, de acordo com a qualidade acústica de suas vozes.

Para que houvesse controle sobre a forma como determinada palavra é pronunciada, foi desenvolvido um software chamado CLEESE, que a partir da gravação da pronúncia de uma palavra consegue reproduzi-la com diferentes entonações. Através da análise de como os participantes da pesquisa reagiam a entonações específicas, os pesquisadores conseguiram distinguir qual delas era considerada mais sincera.

Como falar

Então, qual é a melhor forma de dizer bom dia? Segundo o resultado da pesquisa, a pronúncia deve ser em um tom decrescente caso você queira parecer determinado. Colocando ênfase na segunda sílaba, a impressão que se passa é de autoridade, mas se a ideia é inspirar confiança na outra pessoa você deve terminar a pronúncia numa nota mais alta, fazendo com que a sílaba final suba ligeiramente o tom. Esses resultados foram obtidos com o uso da palavra bonjour, mas nada impede que você faça as devidas adaptações para o nosso idioma e teste a reação das pessoas.

2

A entonação tem influência sobre a impressão que outras pessoas têm, mas o gênero de quem fala não afetou o resultado, sendo que tanto uma voz masculina quanto uma feminina geraram as mesmas impressões. Da mesma forma que as línguas são diferentes, a cultura de cada país também muda, então não necessariamente essa pesquisa chegaria às mesmas conclusões aqui no Brasil, por exemplo.

E aí, você acha que a impressão de outras pessoas ao nosso "bom dia", considerando as entonações da pesquisa, seria a mesma dos franceses? Deixe seu comentário com sua opinião.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: