Você sabe como funciona o Teflon?

11/04/2018 às 07:112 min de leitura

Cozinhar não é difícil, mas com a ajuda de uma panela antiaderente as coisas podem ficar bem mais fáceis. A descoberta foi por acaso, mas o Teflon é utilizado até hoje de diversas formas e em uma infinidade de áreas.

1

O descobridor do material foi Roy Plunkett, engenheiro na empresa de produtos químicos DuPont. Sua tarefa era desenvolver um novo refrigerante, mas enquanto executava experiências com o gás tetrafluoretileno pressurizado dentro de uma garrafa ele se solidificou.

Obviamente, refrigerante solidificado não é algo interessante para o mercado, mas ele percebeu que o material era extremamente escorregadio. E assim surgiu o Teflon, que completou 80 anos de sua descoberta neste ano.

O Teflon é tão incrível que até mesmo lagartixas, conhecidas por andar em quase qualquer superfície, não conseguem fixar suas patas na panela. Veja uma tentando subir nas bordas da panela, que esperamos que não esteja sobre um fogão.

Como funciona

O Teflon é formado por longas cadeias de átomos de carbono revestidas por átomos de flúor, algo como um fio com uma camada protetora externa. O flúor é um elemento extremamente eletronegativo, e isso faz com que ele atraia e mantenha elétrons perto de si. Ao ser ligado a átomos de carbono, ele atrai os elétrons desse elemento com tanta força que eles permanecem próximos e criam uma forte carga negativa em todo o lado externo da molécula.

As forças de Van der Waals, que são a pequena força existente entre átomos e moléculas, dependem da indução de cargas negativas ou positivas no fim de uma molécula, mas com essa camada negativa permanente os elétrons se mantêm no mesmo lugar. Isso faz com o Teflon não possua essas forças, portanto nada gruda nele — nem lagartixas.

Estrutura química do TeflonEstrutura química do Teflon, com o carbono em cinza e flúor em verde

Mil e uma utilidades

Engana-se quem pensa que o Teflon é utilizado somente em panelas. Ele pode revestir tubulações, protegendo a superfície de líquidos ou gases corrosivos, ser aplicado em roupas para torná-las à prova de água e manchas. Dentistas têm seus instrumentos cobertos por Teflon para que os materiais utilizados no preenchimento de dentes não grudem neles. Para praticamente qualquer lugar em que seja desejável diminuir o atrito, uma superfície de Teflon é recomendável.

Existem boatos de que panelas com esse revestimento causam câncer, mas pesquisas já provaram que a quantidade de material carcinogênico presente em uma delas é insuficiente para causar câncer em um rato. O único cuidado a ser tomado é substituir a panela se ela começar a soltar pedaços. Com as devidas precauções, só existem vantagens de utilizar essa panela que facilita a vida de qualquer um que se aventure na cozinha.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: