Esse método promete aliviar sua sexta-feira

20/04/2018 às 05:002 min de leitura

Trabalho acumulado numa sexta-feira à tarde pode ser o pesadelo de muita gente. Em alguns casos, isso é inevitável, mas se você pode organizar a execução de seus afazeres, temos uma técnica que vai adiantar seu final de semana. O método da seta pode evitar aquela sensação de que as tarefas não acabam nunca.

Comece pelo maior

Esse método, apesar de simples, pode ser muito efetivo. O grande segredo está em começar pelos grandes problemas. Assim como uma seta, que começa grande e vai diminuindo até chegar à sua ponta, a organização da sua semana deve seguir essa lógica.

Como deve ser o seu começoAssim deve ser o seu começo de semana

Então, faça um cronograma organizando a execução de tarefas longas e complicadas no começo da semana e, gradualmente, vá incluindo as mais simples conforme as primeiras são finalizadas. Como nos primeiros dias da semana sua cabeça está mais limpa, graças ao descanso dos dias anteriores, provalvemente seu rendimento será maior, e aquele abacaxi gigante pode se tornar pelo menos mais fácil de descascar.

O método foi criado por Nicholas Sonnenberg, um dos fundadores da plataforma de terceirização de tarefas Leverage. Com o objetivo de colocar sua técnica em prática, ele procura marcar reuniões só nos dois primeiros dias da semana, iniciando-a de forma intensa e com uma avalanche de informações. Assim, os outros três dias são mais tranquilos, então tarefas menores e imprevísiveis podem se encaixar neles. Segundo Sonnenberg, existem três grandes vantagens na adoção desse método:

1. Flexibilidade de agenda

Programando um começo de semana cheio de tarefas, você já sabe que compromissos mais simples, e que apareçam inesperadamente, podem ser alocados no final da semana.

2. Satisfação mental e paz de espírito

Não é boa a sensação de finalizar tarefas e riscá-las da sua lista? Pode ficar mais fácil até pegar no sono à noite, sabendo que as obrigações não estão se acumulando e o trabalho está andando.

3. Facilita a programação do fim de semana

Com grande parte do trabalho da semana concluído, fica mais fácil pensar no que fazer durante o final de semana ou até mesmo programar uma rápida viagem para respirar novos ares.

Comendo o sapo

Esse método segue a ideia de uma famosa citação de Mark Twain, na qual ele diz que “a primeira coisa a se fazer pela manhã é comer um sapo vivo, pois depois disso nada de pior pode acontecer”. O método da seta aplica essa teoria durante toda a semana, fazendo com que sempre se comece pelas tarefas mais chatas e complicadas, chegando ao final da semana com a cabeça um pouco mais leve.

2

Dependendo da flexibilidade do seu trabalho, talvez não seja algo tão simples organizar as tarefas de uma semana toda, mas nada impede que você utilize o método no decorrer do dia. Isso pode torná-lo mais produtivo, deixando as atividades mais simples para aqueles momentos em que se concentrar fica mais complicado.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: