publicidade

Viu a treta que está rolando por causa da nova coleção da Lança Perfume?

19/04/2018 às 12:312 min de leitura

Antes de mais nada, dê uma olhada na peça de roupa a seguir e diga o que ela lembra você:

Coleção(Facebook/Lança Perfume)

Disto, talvez?

Uniforme militar(The Marshals Baton)

Pois é praticamente impossível ver o uniforme da imagem acima e não se lembrar disto:

Adolf Hitler(Wolfenstein Wikia)

Ou disto:

Nazismo(Rare Historical Photos)

E disto aqui também:

Nazismo(Rare Historical Photos)

E disto...

Prisioneira judia(Retrato de Wilhelm Brasse colorizado por Marina Amaral/Bored Panda)

Então... A peça de roupa da primeira imagem faz parte da nova coleção de inverno da marca brasileira Lança Perfume e, como você pode imaginar, está causando a maior polêmica. Segundo o pessoal da grife, a intenção era a de revisitar diversos momentos históricos da Alemanha, tanto que batizou a linha de “Uma Noite em Berlim”.

Uniforme militar(Facebook/Lança Perfume)

As peças, conforme você pode conferir nas imagens que capturamos em vídeo promocional que a Lança Perfume compartilhou através do Facebook — e que já foi removido por conta da repercussão negativa —, foram inspiradas em antigos uniformes, o que, na moda, não é nenhuma novidade, na verdade, e trazem diversos elementos militares, entre eles a Cruz de Ferro, uma medalha instituída no século 19 por Friedrich Wilhelm III, Rei da Prússia.

Inspiração militar(Facebook/Lança Perfume)

No entanto, essa mesma medalha também foi usada durante a Segunda Guerra Mundial pelo Terceiro Reich para condecorar seus militares mais destacados — e contava com uma suástica gravada no meio da cruz. Ao final do conflito, todos os símbolos nazistas passaram a ser banidos e a medalha foi redesenhada, passando a ser enfeitada com um ramo de folhas de carvalho, mas não voltou a ser concedida a mais ninguém desde 1945.

Na coleção da Lança Perfume não foram incluídos símbolos nazistas, obviamente, mas o fato é que a Cruz de Ferro, embora tenha sido criada antes do surgimento do Partido Nazista, acabou ficando fortemente associada ao regime. A marca explicou que fez extensas pesquisas antes de selecionar os elementos que incluiu na coleção, mas parece que não previu os riscos que correria, especialmente em se tratando de um assunto tão delicado. Confira algumas reações: 

E você, leitor, o que acha dessa polêmica?

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: