Conheça o dinheiro mais pesado do mundo ainda em circulação

09/05/2018 às 11:062 min de leitura

Na história da humanidade, diversos objetos já foram usados como moeda ou dinheiro, entre os mais conhecidos estão as conchas, os metais, as pedras e até o sal – é daí que vem o nome “salário”, por exemplo. Com a invenção do dinheiro em papel e das moedinhas, esses outros objetos foram caindo em desuso. Porém, na ilha de Yap enormes discos de pedra ainda são usados em transações comerciais.

Yap é o um dos quatro estados que fazem parte da Micronésia e tem uma população de pouco mais de 11 mil habitantes. Ninguém sabe direito quando o povo de lá começou a usar os discos de calcário como moeda, mas eles estão em circulação há algumas centenas de anos. Bem, “em circulação” entre aspas, já que a maioria está armazenada em bancos específicos para esse tipo de moeda.

São cerca de 13 mil discos, sendo que quanto maior o tamanho, maior o seu valor. Os maiores discos nem sequer mudam de mãos, permanecendo com as mesmas famílias há décadas, já que podem pesar algumas toneladas! Muitos estão expostos no chão, na floresta ou nesses bancos ao ar livre que cuidam da preciosidade. A maior parte das negociações envolvendo esses discos é feita na base da confiança e do acordo oral.

banco de yapBancos de moedas expõe a riqueza ao ar livre

Acredita-se que um navegador tenha ido para Palau, um país insular a 400 km de Yap, e encontrado muito calcário. Impressionado com o material, ele ordenou que seus homens cortassem o calcário em círculos e colocassem um buraco no meio para eles serem carregados usando troncos. Por serem bonitos, passaram a ser dados como presentes aos habitantes de Yap.

Aos poucos, cada vez mais as pessoas de lá teriam começado a valorizar o material, até que ele se tornasse oficialmente uma moeda de troca. O tamanho é a principal forma de avaliar esses discos, mas os detalhes, as histórias de cada disco e até mesmo possíveis mortes de pessoas na confecção de cada peça podem ser formas de valorizar os mais importantes.

maior moedaMoedas são transportadas com uso de troncos

A coisa é tão louca que reza uma lenda de que um barco navegando de Palau a Yap teria naufragado com diversos discos. Mesmo assim, pessoas até hoje se dizem proprietárias dessas moedas afundadas sem nunca de fato terem as visto! E o resto da população aceita, já que as trocam são mais verbais do que físicas.

Esses discos ainda são usados como moeda, mas apenas para grandes negociações. Para compras do dia a dia, os habitantes de Yap utilizam uma moeda bem mais convencional: os dólares norte-americanos. Legal, né?

moeda de yapAlgumas moedas chegam a pesar toneladas

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: