
Ciência
20/05/2018 às 10:00•2 min de leitura
Confiança é algo necessário, mas como tudo na vida, é preciso saber a dose certa. O general John Sedgwick foi um grande militar, mas infelizmente acabou morrendo por menosprezar seus inimigos. Apesar de conseguir muitas vitórias em batalhas importantes na Guerra Civil Americana, seu fim mostrou que, numa guerra, todos estão expostos, sem exceção.
O general veio de uma família de militares, tanto que seu nome é uma homenagem ao avô, que serviu junto com George Washington, um dos fundadores dos EUA. Após se formar na academia militar, em 1837, Sedgwick logo foi enviado ao campo de batalha. Ele participou de diversos eventos importantes da época, como a Guerra Mexicano-Americana e as Guerras indígenas, sendo promovido a coronel em 1860.
A Guerra Civil Americana teve início em 1861, e nela ele teve um importante papel como líder. Seus soldados o respeitavam e admiravam, a ponto de o chamarem pelo apelido de “tio John”. Durante a Batalha dos Sete Dias, ele foi ferido no braço e na perna enquanto tentava conter o exército inimigo. Após esse evento, foi promovido ao posto de major-general.
Batalha de Spotsylvania
A Batalha de Spotsylvania foi uma das maiores da Guerra Civil Americana. Ela durou mais de uma semana, mas não para John. Um dia após o início do embate, na noite de 9 de maio de 1864, ele estava inspecionando seus homens e direcionando a artilharia para os inimigos, localizados a aproximadamente 1 km de distância. Ao mesmo tempo, atiradores de elite tentavam minar a confiança da sua tropa, mirando neles.
Numa tentativa de levantar o ânimo de seus soldados e cheio de confiança, ele disse: “não se preocupem, eles não conseguem acertar nem um elefante a essa distância”. Alguns instantes após pronunciar as palavras, John levou um tiro no olho e morreu na hora.
Estátua em homenagem a John Sedgwick
Apesar das circunstâncias, ele foi um dos dois generais mortos durante toda a guerra, e até seus adversários prestaram condolências pelo seu falecimento. Até hoje lembrado como um herói de guerra devido ao seu histórico de batalhas, possui um monumento em sua homenagem na Academia de West Point.