Quanto tempo demora para fazermos amigos depois de adultos?

23/06/2018 às 08:002 min de leitura

Você já observou duas crianças pequenas que nunca se viram na vida conversando pela primeira vez? Em poucos minutos, elas podem estar brincando juntas e conversando como se se conhecessem desde antes de nascer; ao final do dia, pode ser até difícil separá-las. Por que essas coisas não continuam tão fáceis quando somos adultos?

Bem, o que acontece é que a gente infelizmente já não é mais tão tolerante nem tão aberto a pessoas novas depois que crescemos. De acordo com o professor de Comunicação Jeffrey Hall, da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, é preciso passar cerca de 50 horas com alguém até que você finalmente passe a considerá-lo um amigo  mais do que um semiconhecido, mas ainda não um "BFF".

É só depois de passar 90 horas com alguém que você se sente amigo de verdade, e ela só entra para o seu círculo de melhores e mais próximos depois de 200 horas de convivência.

Para chegar a esses números, Hall e sua equipe selecionaram pessoas adultas e pediram que elas anotassem e avaliassem a proximidade e o tempo passado com pessoas que acabassem de conhecer. Elas foram divididas em dois grupos: um com gente que tinha mudado de cidade no máximo 6 meses antes e outro com calouros da universidade.

Agora, como você explica esses rankings em se tratando daquela pessoa do trabalho com quem você convive 40 horas por semana, mas não aguenta nem ver na frente? Bem, o estudo não diz que você vai obrigatoriamente ficar amigo de alguém; a questão é que, depois de passar entre 80 e 100 horas com uma pessoa, as chances de a amizade entre vocês existir/aumentar cresce 50%.

Amigos, amigos, negócios à parte

Por falar em colegas de trabalho, se o índice da pesquisa está correto, podemos dizer que eles são nossos grandes amigos em potencial, já que é onde passamos a maior parte do tempo  às vezes, inclusive mais do que com a família ou os amigos que escolhemos.

A questão é que a forma como passamos o tempo também importa. Por isso, se você enxerga um amigo em potencial em alguém do seu trabalho, a dica dos pesquisadores é: invista na amizade e tente transformar o colega em amigo, tirando-o do escritório.

"Se as relações permanecem no trabalho, é improvável que duas pessoas se tornem amigas. Para transformar as relações de sistema próximo em amizades, você tem que mover o relacionamento para fora do sistema institucional", sugere o comunicador.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: