Maluquice: israelenses são acusados de surrupiar nuvens do Irã

03/07/2018 às 12:502 min de leitura

Até hoje a galera brinca aqui no Brasil com aquela história de estocar vento e coisa e tal — lembra disso? Pois a gente aqui do Mega ficou sabendo de uma treta internacional que está rolando que nos recordou desse caso. De acordo com uma notícia (maluca) divulgada pelo site Ynet News, o general iraniano Gholam Reza Jalali, que está no comando da Organização de Defesa Civil do país, acusou Israel de roubar as nuvens de seu território.

Ladrão de nuvem(Radio Free Europe Radio Liberty)

O general disse, ainda, que os israelenses não só estão roubando as nuvens, como trabalhando para garantir que elas não entrem no espaço aéreo iraniano e liberem chuvas e outras precipitações, como neve e gelo. Segundo a lógica do militar, o prolongado período de estiagem que vem afetando o Irã seria resultado da interferência de Israel.

E não é só isso: Jalali acredita que os israelenses só podem estar mancomunados com algum país da região — que está ajudando Israel a prevenir que as nuvens cheguem ao Irã. De acordo com o Ynet News, o general está convencido de que a falta de chuva e as mudanças climáticas em terras iranianas são muito suspeitas e só podem ser resultado de interferências internacionais.

Oi?

Sobre o roubo propriamente dito — afinal, até agora só falamos do bloqueio das nuvens —, Jalali disse a um grupo de repórteres que Israel não só está prevenindo a chegada de chuvas em seu país, como está capturando nuvens e surrupiando neve. Isso porque, segundo o general, um levantamento conduzido na região teria apontado que nos cumes de todas as montanhas na região existe neve acima dos 2,2 mil metros de altitude, com exceção das do Irã.

Nuvens correndo no céuEita... (Giphy)

Em contrapartida, o chefe do serviço meteorológico do Irã, Ahad Vazife, explicou que, até onde ele sabe, é impossível que uma nação roube nuvens e demais precipitações de outra, sem falar que os longos períodos de estiagem não são um problema exclusivo dos iranianos. No entanto, pode ser que o general tenha algum tipo de documento (furado) em mãos para justificar as acusações.

General iranianoGholam Reza Jalali (Ynet News)

O curioso é que, segundo o Ynet News, esta não é a primeira vez que alguma autoridade iraniana culpa outros países pela seca. Aparentemente, há alguns anos, o então presidente, Mahmoud Ahmadinejad, saiu falando que várias nações europeias estariam usando uma engenhoca para forçar as nuvens a “despejar” sua chuva na Europa em vez de na Ásia.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: