Descubra como são as celas de 13 presídios de várias partes do mundo

20/07/2018 às 07:334 min de leitura

Se você acompanha as publicações do Mega Curioso há algum tempo, talvez se recorde de ter visto por aqui matérias sobre as piores cadeias que existem no planeta, as mais estranhas, as mais confortáveis, como funcionam as visitas íntimas, como são algumas das refeições servidas aos detentos... Enfim, já falamos bastante sobre presídios aqui no site!

No entanto, o pessoal do site Bored Panda compartilhou uma reveladora seleção de imagens que mostram como é o interior das celas de prisões de várias partes do mundo e, além de ser as fotos serem fascinantes, elas também motivam a gente a pensar em como os diferentes sistemas prisionais funcionam em outros países, como os próprios prisioneiros são tratados e como é o trabalho de “correção” e “reintegração” dessas pessoas, e como o nosso sistema se compara aos demais. Confira as imagens e sinta-se “livre” para compartilhar suas ponderações nos comentários!

1 – Prisão de Bastoy, na Noruega

Prisão de Bastoy na Noruega(Bored Panda)

Situada em uma ilha, a Bastoy é a maior cadeia de baixa-segurança na Noruega. Ela foi construída como uma pequena comunidade e é composta por mais ou menos 80 edifícios, e conta com facilidades como, biblioteca, uma igreja, escola, campo de futebol, bosque, uma áreas de praia privativa e locais para reuniões.

2 – Prisão de Luzira, em Uganda

Prisão de Luzira, em Uganda(Bored Panda)

Esta cadeia, situada em Kampala, tem um projeto focado em motivar os presos a assumir mais responsabilidades e se envolver na manutenção da paz dentro da cadeia. Além disso, os prisioneiros cultivam seus próprios alimentos em hortas e todos são encorajados a aprender e ensinar novas profissões, como a carpintaria, por exemplo. Aliás, o índice de violência entre os presidiários é bem baixo, e o de reincidência de crimes, abaixo de 30%.

3 – Prisão de San Diego, na Colômbia

Prisão de San Diego, Colômbia(Bored Panda)

Esta prisão feminina de segurança média abriga quase 180 mulheres e, todas as noites, elas se transformam em cozinheiras, recepcionistas e garçonetes que atentem à clientela que visita o alegre restaurante situado no interior da cadeia. A ideia aqui é promover a reintegração das prisioneiras na sociedade ao final de suas penas.

4 – Prisão de Onomichi, no Japão

Prisão de Onomichi, no Japão(Bored Panda)

Curiosamente, esta cadeia japonesa abriga apenas prisioneiros idosos — e conta com todas as estruturas necessárias, como corrimões, rampas de acesso e dieta específica para atender aos presos, que passam o dia tricotando e costurando.

5 – Prisão Golfinho Negro, em Sol-Iletsk, na Rússia

Prisão Cisne Negro,  Rússia(Bored Panda)

Contrastando com os exemplos anteriores, nesta prisão russa, os presidiários compartilham celas de pouco mais de 4,5 metros quadrados que ficam atrás de três diferentes portas ou barras de metal e ainda contam com sistema de vigilância 24 horas. É para esta cadeia que são enviados os criminosos mais perigosos da Rússia, como serial killers, terroristas e canibais que, juntos, mataram um número estimado em 3,5 mil vítimas.

6 – Prisão de Champ-Dollon, na Suíça

Prisão de Champ Dollon(Bored Panda)

Que diferença com a cela do item anterior, não é mesmo? Situada em Genebra, esta cadeia foi inaugurada nos anos 70 para abrigar os presos até que os processos sejam realizados e suas sentenças definidas. Entretanto, nos últimos anos, Champ-Dollon vem sofrendo com a superlotação e, um fato curioso é que, só em 2010, o local contou com pessoas de 115 nacionalidades diferentes, sendo que só 7,2% eram suíços.

7 – Prisão de Aranjuez, na Espanha

Prisão de Aranjuez(Bored Panda)

Neste presídio, é permitido que familiares permaneçam com os presos, tanto que o local inclusive conta com creche, parquinho e outras facilidades — pensadas em evitar que as crianças notem que os pais estão encarcerados.

8 – Prisão de Maula, no Malawi

Prisão de Maula, no Malawi(Bored Panda)

A gente nem precisa falar que um dos maiores problemas do presídio da imagem é a superlotação, né? Um levantamento feito em 2015 apontou que o local mantinha 200 pessoas em celas com capacidade para 60 presos, sem falar que existe um sanitário para cada 120 indivíduos — e uma pia para cada 900! A maioria dos prisioneiros é de imigrantes etíopes e todos recebem apenas uma refeição por dia. Pelo menos é permitido que eles joguem futebol e basquete...

9 – Prisão ADX Florence, nos Estados Unidos

Prisão ADX Florence, nos EUA(Bored Panda)

Situada no Colorado, esta cadeia de segurança máxima foi projetada para manter os presos isolados uns dos outros, uma vez que todos são considerados extremante perigosos. Os prisioneiros ficam em suas celas individuais 23 horas por dia — e têm o restante do tempo para fazer coisas como tomar banho, praticar algum esporte e fazer chamadas telefônicas, tudo sob forte monitoramento.

10 – Prisão Civil, no Haiti

Prisão Civil, no Haiti(Bored Panda)

Outro exemplo de cadeia superlotada, a Prisão Civil, situada em Arcahaie, no Haiti, é o retrato do caos.

11 – Prisão de Otago, na Nova Zelândia

Prisão de Otago, Nova Zelândia(Bored Panda)

Vai dizer que a cela acima não parece mais o quarto de um adolescente? Aliás, considerando a população mundial como um todo — e o nível de pobreza no mundo —, muitos jovens jamais terão a oportunidade de dormir em um local confortável como esse.

12 – Penal de Ciudad Barrios, em El Salvador

Penal de Ciudad Barrios(Bored Panda)

As celas desta cadeia foram pensadas para abrigar presos por apenas 72 horas, mas, hoje, os espaços, que contam com 3,6 metros de largura por 4,5 m de altura, normalmente são ocupadas por mais de 30 pessoas — que se apertam ali por períodos de mais de um ano.

13 – Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus

Des Raimundo Vidal Pessoa(Bored Panda)

E para terminar a seleção, um vislumbre de uma das celas da Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, situada em Manaus, no Amazonas, cadeia que foi palco de uma das várias rebeliões registradas no estado brasileiro no ano passado e que culminaram na morte de várias pessoas.

*Você achou os contrastes interessantes? Se quiser que nós aqui do Mega compartilhemos mais imagens e informações sobre cadeias que existem mundo afora, peça aí nos comentários, que a gente traz uma nova seleção para você!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: