Artes/cultura
25/07/2018 às 12:01•2 min de leitura
Sucesso de crítica e audiência, a novela Segundo Sol, da TV Globo, vem dando o que falar. E tamanha repercussão se deve, em grande parte, a belíssima atuação da capital Salvador, que vem chamando a atenção entre uma cena e outra.
Ambientada na Bahia, nas cidades de Salvador e na fictícia Boiporã, a trama, escrita por João Emanuel Carneiro, tem ido muito além do estúdio e utilizado locais reais para a gravação de várias cenas da novela. Pensando nisso, nós selecionamos 5 destes pontos que serviram de cenário para que você possa visitar e curtir o seu dia de Luzia, Beto Falcão e Karola.
Ponto de partida para descobrir Salvador, o icônico bairro do Pelourinho é constantemente visto na telinha da TV. Vibrante e alegre, a região, que hoje desponta com uma das atrações turísticas mais importantes da Bahia serviu como pano de fundo para boa parte do elenco da novela. Destaque para a Igreja e Convento de São Francisco, que dizem ter sido feita com “ouro” e para o Largo do Pelourinho, onde está situada a Fundação Casa de Jorge Amado. Nas proximidades, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Elevador Lacerda, principal cartão postal de Salvador.
Ainda no centro histórico de Salvador, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, muitas construções históricas fizeram parte da trama das 21h - caso do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, onde o núcleo capoeirista de Segundo Sol, formado por Acácio, Ícaro e Valentim gravou algumas cenas. Outra edificação histórica que é constantemente flagrada pelas câmeras é o Convento do Carmo, hoje um hotel administrado pelo Grupo Pestana e integra o Conjunto do Carmo, constituído pela Igreja do Carmo, duas capelas e um museu. O local foi erguido em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas e finalizado somente em 1730.
Tendo mais concreto do que áreas verdes, a Praça Castro Alves nem é tão badalada assim, mas a excepcional vista para a Baia de Todos os Santos e as cenas gravadas por Beto Falcão em cima de um trio elétrico alçaram o lugar queridinho das selfies. O local, inclusive, integra os circuitos do Carnaval de Salvador. No centro da Praça, é possível vislumbrar o monumento que homenageia o Poeta Castro Alves, que ali guarda os seus restos mortais em uma cripta subterrânea.
Outro cartão postal soteropolitano que é bastante lembrado pela trama de João Emanuel Carneiro é o Farol da Barra, situado na área nobre de Salvador. No roteiro, o trio elétrico de Beto Falcão também faz ponta pela região, que durante o carnaval abriga atrações importantes, como Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Cláudia Leite e Ivete Sangalo. Fora da temporada, o ponto é muito procurado por turistas e moradores locais para contemplação do poente, que é deslumbrante.
Não só de pontos turísticos se faz uma novela. E a Feira de São Joaquim, na cidade baixa, no bairro do Comércio que o diga. O local abrigou algumas tomadas dos personagens Luzia e Groa, interpretados por Giovanna Antonelli e André Dias e ganhou relevância e fama. Para aqueles que gostam de compras, o espaço carrega o status de maior feira livre de Salvador, reunindo milhares de barracas que vendem comida, bebida, artesanatos, artigos religiosos e outros.
*Via assessoria
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!