Durante a Idade Média, Bolonha já abrigou mais de 180 torres

28/08/2018 às 09:002 min de leitura

Hoje, estamos acostumados ao visual cada vez mais verticalizado de cidades, com prédios sendo construídos o tempo todo. Acontece que essa solução só foi possível graças ao avanço da tecnologia, que tornou possível a existência de edifícios cada vez mais altos, de maneira segura e com execução eficiente.

A ideia não é nova, mas antigamente as condições precárias tornavam a construção de torres cara e pouco segura, ainda mais durante a Idade Média. Mesmo assim, a cidade de Bolonha, na Itália, ficou conhecida na época pela grande quantidade dessas estruturas, demonstrando o poder econômico da região.

Cidade elevada

No período entre os séculos 12 e 13, a cidade abrigou cerca de 180 torres, utilizadas como ponto de observação, lojas, residências e até mesmo prisões. Elas foram construídas por ricas famílias da região, mas a precariedade de execução fez com que grande parte desmoronasse ou fosse demolida antes de desabar, sendo utilizadas por períodos relativamente curtos.

As últimas, que resistiram ao tempo e a outros fatores, foram demolidas em 1917 durante um plano de reestruturação da cidade. Atualmente, existem apenas 20 torres erguidas durante a Idade Média, sendo a Asinelli e a Garisenda as duas com mais significado para o local, mesmo com suas inclinações. Elas foram batizadas em homenagem às famílias responsáveis pela construção.

A Torre Asinelli é a mais alta, com 97 metros, contra os 48 metros da Torre Garisenda. Essa última possui a inclinação mais acentuada, com uma diferença horizontal de 3,2 metros entre a base e o topo. Ambas foram construídas com a mesma altura, algo entre 60 e 70 metros, mas a Garisenda começou a afundar e inclinar no século 14, alcançando a configuração que possui até hoje.

Exatamente o contrário do que aconteceu com a Asinelli, que na mesma época ganhou altura adicional, com um aumento aproximado de 30 metros, para que servisse como prisão e uma pequena fortaleza. Nessa época, foi feita uma passarela em madeira ligando as duas torres, mas ela foi consumida por um incêndio em 1398. Atualmente, é possível chegar até o topo das estruturas através de uma escada de madeira, ganhando uma vista privilegiada da cidade.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: