Ciência
04/09/2018 às 13:00•2 min de leitura
Paisagens cinematográficas são uns dos principais atrativos para os turistas que visitam a Nova Zelândia. Algumas com dimensões que muitas vezes surpreende até os viajantes mais experientes. Para aqueles em busca de superlativos turísticos, como o mais alto, o mais longo, o mais claro e o de maior altitude. Apresentamos uma lista para conhecer as grandes paisagens neozelandesas.
A Sky Tower de Auckland é a estrutura mais alta do Hemisfério Sul. E que melhor maneira de fazer bom uso dessa altura toda do que pulando de uma corda elástica? A SkyJump oferece a chance de atingir velocidades de até 85 km/h saltando de uma altura de 190 metros do solo. Além disso, a vista panorâmica do golfo de Hauraki, e da ilha vulcânica de Rangitoto são de tirar o fôlego.
O Waikato River é o rio mais comprido do país, com cerca de 425 quilômetros de extensão, fluindo dos campos de neve e gelo do centro da Ilha Norte, passando pelo Lake Taupo (o maior do país, aliás) e pela cidade de Hamilton, antes de finalmente chegar ao mar. O trecho antes de alcançar o Lake Taupo é conhecido como Tongariro River, ideal para a prática de Rafting. Lá, a opção mais conhecida é a whitewater (descida do rio em bote inflável), uma descida com duração de duas horas e meia passando por 60 corredeiras.
Te Waikoropupu Springs é o único lugar na Terra com as águas mais claras, com exceção da Antártida. Por respeito à relevância cultural atribuída pelos Maoris para proteger sua pureza, não é permitido nadar no local, mas uma caminhada pelas passarelas será suficiente para apreciar sua beleza.
Quase metade de todas as espécies de baleia do mundo visitam as águas da Nova Zelândia, tornando o país uma meca para aqueles que desejam ver de perto esses mamíferos gigantes. Kaikoura é o lugar ideal para observação de baleias, onde um cânion profundo corre ao longo da costa, criando um rico ecossistema que recebe cachalotes o ano todo. Baleias jubarte, francas e azuis – essas últimas, os maiores animais a habitar o planeta Terra – também passam por ali durante suas migrações sazonais.
A Aoraki/Mount Cook é a montanha mais alta na cadeia dos Southern Alps, com cerca de 3.724 metros de altitude, acima do nível do mar. Aoraki, de acordo com a mitologia Maori, era um menino que estava em sua canoa quando ela virou e ele se transformou em pedra e terra. Junto com seus irmãos, Aoraki subiu para a região mais alta, onde eles também se transformaram em pedra. É possível visitar a montanha em caminhadas de um dia, ou em um passeio de helicóptero.
*Via assessoria
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!