Descobrimos os 5 lugares mais contaminados por bactérias no escritório

12/09/2018 às 13:002 min de leitura

Todo dia você provavelmente faz tudo sempre igual. Ao chegar no trabalho, deixa suas coisas em cima da mesa, pega sua caneca para tomar um café ou um chá. Se enquanto isso, o telefone tocar, fixo ou celular, suas mãos vão direto para ele – esse é o paraíso de germes e bactérias, e o ciclo de contaminação continua novamente!

Não sabemos se você prefere saber ou não, mas pesquisadores da Universidade de San Diego e Universidade do Arizona vasculharam diversos escritórios dos Estados Unidos e mapearam quais são os cinco lugares mais contaminados em um ambiente de trabalho. E, claro, também fizeram descobertas bem nojentas! 

A pesquisa visitou 90 escritórios em 3 cidades: 30 em São Francisco, 30 em Nova York e 30 em Tucson. Antes de revelar os top 5 lugares em que as bactérias fazem a festa, é importante ressaltar dois fatos importantes: o clima e o gênero importam (e muito) nesse assunto. Por quê? Ora, cidades com clima mais seco e quente, como Tucson, são menos propensas à contaminação. Nova York, a cidade que nunca para, foi a mais contaminada de todas e São Francisco, a mais limpa. 

Lugares ocupados por homens apresentaram, em média, de 10% a 20% mais bactérias do que os postos de trabalhos de mulheres.

Isso pode ser explicado por dois fatores: homens tendem a ser maiores que mulheres e, com isso, derrubam mais células mortas e têm mais área para carregar nossas amiguinhas bactérias. Além disso, tendem a ser um pouco menos higiênicos (vai um álcool gel aí?).

Vamos à lista!

1. Pias e puxadores 

Um lugar onde mãos passam todos os dias? Sim, trincos, puxadores e pias ganham o prêmio de pontos mais contaminados, de acordo com a pesquisa feia pela empresa Kimberly-Clark. Pias tendem a ser ainda piores: 75% delas estavam altamente contaminadas. Enquanto isso, somente 48% dos puxadores dos micro-ondas se encontravam nesse mesmo grau. 

2. Sua mesa!

Você acha que o perigo está somente no banheiro ou na cozinha? Então pense de novo. Sua mesa, onde você passa a maior parte do tempo, é o segundo lugar mais contaminado do ambiente de trabalho. Em média, os pesquisadores encontraram 400 vezes mais bactérias nas mesas do que no assento de uma privada, acredita? Recomendamos fortemente que você pare de comer enquanto trabalha! E nem cogite pegar aquele biscoito que caiu no teclado, viu!

3. Canecas e copos

De acordo com o estudo feito por cientistas da Universidade do Arizona, 90% de canecas e copos de um escritório estão cobertos de germes e bactérias. O pior: 20% apresentaram coliformes fecais. Isso é facilmente compreensível, já que são lugares tocados por nossas mãos o tempo todo – e provavelmente mãos pouco lavadas, não é mesmo? 

4. Canetas e blocos/cadernos

Com a evolução da tecnologia, estamos usando cada vez menos canetas e blocos de papel e mais aparelhos eletrônicos. Mas, ainda assim, germes e bactérias podem sobreviver por muito tempo nesses lugares. A boa notícia é que as antigas reuniões de contaminação aconteciam em copiadoras, fax e impressoras, que agora recebem bem menos atenção. Vale passar um álcool na sua caneta preferida, ficar de olho onde você a deixa e, claro, nem pensar em colocá-la na boca (nem a emprestar para colegas homens).

5. Seu telefone 

O telefone fixo, ainda mais se for compartilhado, é uma verdadeira festa rave de bactérias. Piora saber que esse meio de tranporte bacteriano também está muito próximo da boca e das orelhas? Pois é! Mais uma vez, as culpadas aqui são nossas mãos, que não recebem a devida limpeza que deveriam. Os telefones celulares também têm sua parcela de responsabilidade, já que não desgrudamos deles para nada – nem para ir ao banheiro!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: