5 fotos que se tornaram virais, mas acabaram se provando falsas

20/06/2019 às 18:422 min de leitura

O Photoshop foi lançado em 1990 e nesses quase 30 anos ainda não aprendemos a diferenciar uma montagem bem feita de uma imagem real – ou até compreendemos, mas tentamos acreditar no fake mesmo assim. As imagens abaixo viralizaram em diferentes épocas e vez ou outra voltam a pipocar na internet, mas não têm quase nada de real. Confira:

1. Nuvens em espiral

A natureza pode render imagens impressionantes, mas encontrar esse tipo de padrão é muito mais difícil do que acertar na loteria. E, convenhamos, se fosse real teríamos visto muitas outras imagens do fenômeno com diferentes qualidades e não tão bem fotografadas.

sol

2. Amizade incomum

O Parque Nacional Kruger, na África do Sul, compartilhou essa curiosa imagem de um elefante levando um filhote de leão para passear na tromba, enquanto a mamãe leoa caminha calmamente do seu lado. Rapidamente, muita gente salvou a imagem e passou a compartilhá-la como real, só que o parque tinha feito a publicação no dia 1º de abril!

elefante

3. Híbrido de limão e romã

No ano passado, surgiu o vídeo de um cara que supostamente tinha plantado junto sementes de limão e romã e cultivado uma nova espécie híbrida de fruta. Muita gente acreditou, mas não passa de uma história fantasiosa: ainda que o hibridismo exista, ele é feito em laboratório e necessita de muito trabalho científico para que seja feito com sucesso.

fruta

4. Boeing abandonado

Outra imagem que fez sucesso foi a de um Boeing 747 abandonado no meio de uma floresta. Entretanto, a montagem usou a história real de um avião abandonado em Bali, na Indonésia, sem que muita gente saiba como ele foi parar lá, mas não existe nada da floresta o rodeando.

avião

5. Girafa anã

A foto de uma suposta girafa com nanismo circula na internet há tempos, levando muitos a acreditar que esse tipo de condição realmente existe entre o mundo “giráfico”. Entretanto, essa montagem foi feita justamente para um concurso de animais compactos, tendo como base a foto de uma girafa real tirada em 2004.

girafa

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: