As placas de carro mais curiosas do Brasil

26/09/2018 às 08:002 min de leitura

As placas automotivas atuais foram implantadas no Brasil em fevereiro de 1990. Os modelos têm 40 cm de comprimento por 13 cm de altura, são feitos de ferro ou alumínio e possuem o padrão composto por 3 caracteres de texto e 4 numéricos. O prefixo das placas é definido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). As duas primeiras letras são diferentes, sendo que cada estado fica com uma fatia do alfabeto e a terceira letra e os números são utilizadas ára fazer todas as combinações possíveis.

Uma vez emplacado, o veículo fica atrelado a esta identificação durante toda a vida útil, mesmo se for transferido de estado, pois hoje em dia somente é trocada a tarjeta de alumínio que informa a cidade de registro. Algumas combinações de letras foram proibidas por serem consideradas constrangedoras. A mais nova onda da internet é reportar as placas com os prefixos mais engraçados ou curiosos espalhadas pelo mundo afora. 

Não é somente no Brasil que encontramos placas de carros hilárias e que podem envergonhar os motoristas. Em outros países, também conseguimos encontrar combinações engraçadas, involuntariamente ofensivas ou inusitadas. E para combinar com elas, tem as placas de trânsito que são bem engraçadas também e dignas da criatividade brasileira. Veja alguns exemplos de placas automotivas brasileiras com prefixos e combinações inusitadas e engraçadas.

1. PUM

Aquela placa que faz nossa criança interna começar a rir descontroladamente. O prefixo PU foi designado ao estado de Minas Gerais e vem tirando risadas de muitos mineiros. Quase 400 carros emplacados em Uberlândia em agosto de 2014 tem o prefixo PUM. Após esgotar as combinações, o prefixo mudou para PV, PW e assim sucessivamente.

placa

2. AVC

Aquele prefixo em que pensamos: “Melhor estar na placa, do que em mim!”. No estado do Paraná, alguns carros carregam a placa com o prefixo AVC. Alguns ainda emendam que seria muito pior se a placa estampasse as letras HIV. Aliás, o prefixo HIV foi retirado do sistema automático, para evitar conflitos, só podendo ser utilizado se requisitado pelo motorista.

placa

3. AAA – 0001

As placas antigas, amarelas, continham apenas 2 letras. Ao serem trocadas para o modelo atual, o estado do Paraná ficou com o primeiro prefixo: AAA.  E um motorista sortudo acabou ficando com a primeira placa do novo modelo: AAA – 0001.

placa

4. OKU ou KHI

Muito do humor nessas placas são graças à fonética de algumas combinações, como a das letras OKU ou KHI (leia cada letra separadamente).  Outras combinações são conhecidas do público, por serem siglas como o DVD e VHS.

placa

5. FDP, PQP ou KCT

A placa perfeita para aquela pessoa “esquentadinha” no trânsito, afinal sua placa já insulta as pessoas sem o motorista precisar se manifestar. Mesmo caso da FDP ou PQP, a placa com o prefixo KCT existe no estado de Goiás, resultando em muitas risadas por aí.

placa

6. GAY

Dependendo das autoridades de trânsito, algumas combinações podem ser proibidas. O prefixo GAY foi originalmente destinado ao estado de São Paulo, mas foi retirado de circulação justamente para evitar polêmicas.

placa

7. Combinações dos prefixos e números

CUD-0124, BOB-0983 e outras combinações chegam a ser mais engraçadas, pois desafiam as pessoas a entenderem rapidamente. Existem também outras combinações inusitadas como III-1111.

placa

*Via assessoria

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: