The Morpeth Roll: conheça o maior bilhete de agradecimento do mundo
Seja o primeiro a compartilhar

The Morpeth Roll: conheça o maior bilhete de agradecimento do mundo

Último Vídeo

É bem provável que você já tenha escrito um bilhete, ou mesmo uma mensagem em redes sociais, agradecendo alguém por um presente ou um ombro amigo quando você mais precisou. Além de ser uma atitude super legal com a outra pessoa, expressar gratidão nos faz bem consequentemente, pois significa positividade. Há casos, porém, em que as pessoas vão muito além do normalmente esperado para uma situação semelhante.

Quando o Lorde Visconde Morpeth se aposentou do cargo de secretário-chefe da Irlanda, em 1841, não devia imaginar que os cidadãos, estimulados pelo Duque de Leinster, acabariam se organizando para enviar a ele um modesto agradecimento. O resultado se tornou o documento conhecido como Morpeth Roll, com seus impressionantes 420 metros de comprimento, preenchidos com 160 mil assinaturas! Imagine só. Bela demonstração de aprovação popular!

Isso significa que, completamente aberto, ele é maior do que o gigante Empire State Building, em Nova York (EUA), que possui 373 metros. Além disso, apenas para você ter ideia, o número de nomes é praticamente equivalente à quantidade de habitantes de Maricá, cidade do estado do Rio de Janeiro. Não é pouca coisa, não!

Importância histórica

O mais interessante é que, além de provavelmente ser o documento mais extenso do gênero, o Morpeth Roll serve como uma fonte rica para estudos sobre um momento específico da história da Irlanda. Muito se perdeu ao longo do tempo ou acabou sendo destruído em virtude da Grande Fome (1845-1849) e da Guerra Civil Irlandesa (1922-1923); no entanto, como ele foi mantido em uma caixa em Castle Howard, em Yorkshire, durante os anos mais tumultuados do país, conseguiu sobreviver até os dias atuais.

Após serem descobertas, as 652 páginas que compõem o Morpeth Roll atraíram a curiosidade de especialistas, que providenciaram sua digitalização para fins de conservação e intensa pesquisa. Por meio de um projeto colaborativo, criado a partir de uma parceria entre o Castle Howard, a Universidade de Maynooth e o portal Ancestry.com, estudiosos decidiram então mergulhar no documento a fim de investigar a identidade de quem o assinou.

E foi assim que genealogistas encontraram, por exemplo, uma conexão entre a Família Real Britânica e um dos nomes: Henry White. Ele e seus dois irmãos (Luke e John) assinaram o Morpeth Roll. Em 1919, Luke Henry White, bisneto de Henry White, o signatário original, casou-se com Lavinia Spencer, irmã de Albert Spencer, que era o avô da princesa Diana, mãe do príncipe William — futuro rei da Inglaterra. Legal, né?

Se você quiser saber mais a respeito do Morpeth Roll e das pesquisas realizadas, confira este vídeo (em inglês).

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.