Tem medo de voar? Confira os aeroportos mais perigosos do mundo

05/11/2018 às 09:003 min de leitura

O piloto se apresenta. As telinhas e as comissárias dão instruções de segurança para os iniciantes. A ordem de afivelar os cintos é emitida. As manobras se iniciam. Tudo isso dura menos de dez minutos, mas, para quem tem medo de voar, parece uma eternidade. Embora os aviões sejam comumente considerados um dos meios de transporte mais seguros do mundo, não podemos julgar quem tem medo desse tipo de viagem — afinal, nem toda a física do mundo consegue nos tirar o temor de um acidente aéreo.

Agora, as coisas complicam ainda mais se você estiver decolando e aterrissando em um dos aeroportos listados a seguir. Seja por funcionários incompetentes, pela sua estrutura precária ou até mesmo por condições naturais, as pistas listadas neste artigo são consideradas desafiadoras até mesmo para os mais experientes pilotos. Sendo assim, pingue umas gotinhas de Rivotril no seu copo de água e embarque conosco nessa jornada pouco segura.

8) Aeroporto Internacional Toncontín

Vai para Honduras? Então prepare seu coração para pousar em Toncontín. O problema aqui é o fato de que a pista é rodeada por montanhas para todos os lados, o que torna a vida dos pilotos um tanto complicada. 

7) Aeroporto de Gibraltar

Em uma olhada rápida, a pista localizada no território ultramarino britânico de Gibraltar pode até parecer normal… Até que você percebe que ela cruza uma das principais avenidas da cidade. Ou seja: sempre que um avião for pousar ou decolar, é necessário fechar o fluxo de veículos terrestres. Qualquer erro de sincronia pode ser fatal para ambos os lados.

6)  Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo

Acho que a imagem deste aeroporto, localizado na ilha de Madeira, em Portugal, torna desnecessário o uso de texto para explicar sua periculosidade. Como se não bastasse o fato de sua pista ser uma ponte erguida por pilastras, de um lado temos o mar e do outro temos montanhas. Basta que o piloto vá um pouco mais para a esquerda ou para a direita — é tragédia na certa.

5) Aeroporto Internacional Princesa Juliana  

Embora seja o segundo aeroporto mais movimentado do Caribe, esta pista é considerada desafiadora por ter seu início localizado a apenas 10 metros de uma praia — no momento dos pousos e das decolagens, as rajadas de vento são tão fortes que podem derrubar os banhistas. Aliás, em 2017, uma turista de 57 anos morreu em tal praia por conta disso. As autoridades locais proibiram a circulação de alguns aviões de grande porte (como o Boeing 747) para evitar mais tragédias.

4) Ice Runway

Podendo ser traduzida literalmente como “Pista de Gelo”, este “aeroporto” felizmente não é usado para viagens comerciais, mas sim para equipes em missões do Programa Antártico dos Estados Unidos. Obviamente, o problema aqui é o gelo — a pista costuma estar coberta com uma camada de três a quatro centímetros de neve o que a torna escorregadia. Apenas pilotos devidamente treinados para operar nessas condições podem utilizar a Ice Runway.

3) Aeroporto Gustaf III

Construído na ilha de St. Jean, na ilha caribenha de São Bartolomeu, este aeroporto possui uma pista pertinho de uma praia aberta ao público — o que significa que os praianos literalmente vivenciam aviões passando pertinho de suas cabeças o tempo todo. Além disso, o local é bem diminuto, permitindo que apenas aviões de pequeno porte (com até vinte passageiros) possam aterrissar lá. 

2) Aeroporto de Qamdo Bangda

Considerado o segundo aeroporto mais elevado do mundo, esta pista está localizada no Tibete a uma altura de 4,3 mil metros em relação ao nível do mar. Por conta disso, o oxigênio do local é mais escasso, o que — além de causar mal-estar nos ocupantes — reduz drasticamente o desempenho dos motores das aeronaves.

A boa notícia é que, pelo menos, o aeroporto também é famoso por ter uma das maiores pistas do mundo, com 5,5 mil metros de extensão.

1) Aeroporto Juancho E. Yrausquin

Localizado na ilha caribenha de Saba, este aqui é comumente considerado o aeroporto mais perigoso do mundo. O motivo é simples: Saba em si é um lugar minúsculo, e, por isso, a pista tem apenas 400 metros de extensão, o que impossibilita o pouso e a decolagem de qualquer avião comercial de porte “normal” — apenas três modelos são certificados para pousar lá.

Além disso, o local é rodeado por ladeiras, rochedos e suas pontas ficam grudadas ao mar; qualquer deslize por parte do piloto pode fazer com que a tripulação acabe comendo peixe vivo.

Bônus: Aeroporto de Congonhas

Este artigo ficaria enorme caso nós decidíssemos listar todos os aeroportos perigosos do mundo, mas não poderíamos deixar de citar o único que é localizado no Brasil. Geralmente, pistas de pouso são construídas longe de centros urbanos — mas, por algum motivo, alguém achou que seria uma ótima ideia erguer um aeroporto bem no coração de São Paulo. Só quem já pousou em Congonhas sabe a emoção que é ver as asas do avião tirando um fino dos arranha-céus ao redor da pista.

Infelizmente, o local já foi cenário de três desastres — incluindo o trágico acidente TAM 3045, que tirou a vida de 187 tripulantes e doze pessoas no solo depois que o avião perdeu o controle e colidiu contra um prédio da TAM Express.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: