Navagio: a belíssima ilha grega que surgiu de um naufrágio

29/11/2018 às 14:302 min de leitura

A Grécia é um país recheado de belas praias — se você gosta de se sentar na areia e curtir a vista do mar, esse país é uma ótima opção para suas férias. Porém, uma local específico dele chama a atenção por conta de sua história pitoresca. Estamos falando da Navagio, também conhecida como Praia do Naufrágio, que se localiza na costa de Zakynthos, uma ilha banhada pelo mar Jônico. Afinal, até onde sabemos, essa é a única praia que se originou de um acidente marítimo — ela não nasceu “naturalmente”.

De acordo com os registros históricos, tudo começou em 1980, quando um navio chamado Panagiotis acabou se acidentando enquanto estava prestes a chegar em Zakynthos. Algumas versões defendem que a embarcação estava sendo perseguida pelas autoridades gregas, por traficar cigarros, vinhos e mulheres, e outras dizem que o naufrágio foi ocasionado por simples problemas estruturais no navio, descrevendo o ocorrido como um acidente natural. De qualquer forma, ele afundou e ficou por lá mesmo.

Porém, com o passar dos anos, a embarcação — imóvel — acabou atraindo cada vez mais areia, formando ribanceiras e finalmente uma praia. No meio dela, o Panagiotis ainda descansa, intocado e enferrujado, originando um contraste belíssimo entre as forças da natureza e os maquinários criados pelos seres humanos. E é justamente essa diferença pitoresca — junto com a pureza da areia e as marés calmas — que atraem tantos turistas para Navagio, cujo nome original, de acordo com os gregos, era Agios Georgios.

Vale a pena visitar

Embora a praia pareça ser de difícil acesso, a forma mais simples de chegar no local é através de botes que partem diariamente de Zakynthos. O governo local percebeu que poderia explorar o turismo da região e hoje em dia existem vários pacotes turísticos para quem deseja ver o navio abandonado de pertinho e pisar na areia que se acumulou ao seu redor — e a procura por tais serviços é tão grande que os guias até recomendam alguns horários específicos para evitar a superlotação do local.

Já os menos aventureiros podem desfrutar de uma visão privilegiada da praia sem sair de Zakynthos: há quem diga que a melhor forma de apreciá-la é através de uma visão aérea, que pode ser facilmente obtida por meio do Mosteiro de São George. Navagio ficou ainda mais famosa após aparecer no seriado sul-coreano “Descendants of the Sun”, que foi ao ar em 2016 e teve várias cenas filmadas lá; a obra incentivou muitos asiáticos a viajarem até a ilha grega.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: