10 tipos de abraços e seus respectivos significados

21/05/2021 às 10:543 min de leitura

Todo mundo gosta de abraçar e ser abraçado, não é mesmo? Esse gesto, por mais simples que possa parecer, é uma das formas mais clássicas de demonstrar afeto por uma — ou mais! — pessoas. Não é à toa que foi criado o Dia do Abraço, comemorado no dia 22 de maio. Abraçar e ser abraço pode reduzir o estresse, aumentar a autoestima e, acredite ou não, até mesmo melhorar o sistema imunológico de alguém!

Porém, você sabia que, de acordo com a ciência, cada tipo de abraço significa algo diferente? É bem possível que, ao abraçar alguém, você o faça de modo inconsciente e nem perceba a posição utilizada para dar esse indício de afeto. Alguns tipos simbolizam uma relação de amizade — outros, de profunda paixão entre casais. Acredite ou não, mas há até mesmo um tipo de abraço que simboliza um amor não-correspondido ou secreto? Ficou curioso? Então confira nossa lista!

1. O autoabraço

Acredite, não há problema algum em abraçar a si mesmo. Não há ninguém por perto para lhe oferecer um pouco de carinho? Abrace a si mesmo! Essa prática pode lhe trazer conforto e lhe acalmar, especialmente em situações de estresse ou tristeza.

2. O abraço de dança lenta

Uma pessoa estende os braços para o pescoço da outra, enquanto a contraparte posiciona as mãos na cintura do outro. Isso explica esse nome curioso: geralmente, esse abraço é usado para danças lentas e geralmente é comum em casais apaixonados, que trocam sorrisos e olhares íntimos.

3. O abraço desigual

Geralmente ocorre quando uma pessoa é mais baixa do que a outra. Também comum entre casais, o abraçado posiciona uma das mãos no pescoço da contraparte, enquanto a outra mão repousa em seu peito; o outro indivíduo, como na posição anterior, coloca suas duas mãos na cintura da(o) parceira(o).

4. O abraço por trás

Um abraço reverso pode indicar que a pessoa que está atrás possui sentimentos profundos pela contraparte. Geralmente indica um amor reprimido; o indivíduo quer mostrar que está pronto para dar proteção e segurança para quem está sendo abraçado. Sendo assim, se alguém tem o costume de te abraçar desse jeito, suspeite que ele esteja apaixonado por você!

5. O abraço coração-com-coração

Este é aquele abraço apertado, que ganha tal nome por permitir uma proximidade inigualável entre os corações dos envolvidos. Este é, de longe, o mais romântico e aconchegante dos abraços, mas também é comumente usado para demonstrar suporte em situações de estresse ou tristeza. Trata-se de uma posição gentil, confortável e afetuosa.

6. O chamego

Embora não seja um abraço apertado, esta posição também costuma ser usado por duas pessoas apaixonadas e pode durar mais tempo do que os outros, sendo acompanhado por beijos e palavras carinhosas.

7. O abraço “A”

Também chamado de “abraço-tenda”, nessa posição, a cintura dos envolvidos fica longe uma da outra, enquanto os rostos permanecem grudados. Geralmente é utilizado para cumprimentar alguém pela primeira vez que as pessoas se conhecem, logo, possui menos intimidade envolvida. Porém, também pode ser usado por pessoas que não se veem há muito tempo e sentem falta uma da outra, ou até mesmo por amantes.

8. O abraço grupal

Não há muito o que falar aqui: trata-se daquele abraço que envolve três ou mais pessoas. Podem ser colegas de faculdade, amigos de trabalho etc., e geralmente é usado para comemorar um feito ou para mostrar suporte antes de alguma missão desafiadora.

9. O abraço de uma mão só

Trata-se de outro abraço bem rápido, geralmente para mostrar apoio à alguém que esteja próximo de você. Embora seja mais comum entre amigos, também pode ser usado por casais, especialmente em momentos românticos, como em um cinema.

10) O abraço de urso

Este é, sem dúvidas, um dos abraços mais afetuosos que existem: geralmente, a pessoa levanta a outra do chão, segurando-a pela cintura. Representa muita afeição e proximidade com aquele que é abraçado e trata-se de uma posição bastante engraçada, geralmente seguida por muitas risadas.

E então? Agora que você conhece vários tipos de abraços, qual deles você mais gosta e qual você costuma utilizar?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: