Mamma mia! Listamos os melhores lugares para conhecer na Itália

24/01/2019 às 12:023 min de leitura

Seja por história, arte, comida ou moda, a Itália tem locais e atrações para todos os gostos. Desde pequenas cidades até metrópoles internacionais, quem visita o velho continente pode experimentar um pouco de tudo ou até fazer viagens temáticas. Mas independentemente do que cada um procura, a certeza é que o trânsito louco e a fala agitada dos italianos não faltaram em nenhum canto do país em forma de bota. 

Talvez você já conheça ou até tenha visitado alguns desses lugares, mas eles não podiam ficar de fora da lista de melhores pontos turísticos da Itália. Confira os locais mais recomendados pelos viajantes e planeje as próximas férias:

1. Roma 

Pode ser manjado, mas visitar Roma e suas atrações faz qualquer um perder o fôlego. Berço do Império Romano, a cidade reúne ruínas que mostram um pouco do esplendor das civilizações antigas e sua arquitetura engenhosa. O Coliseu, em especial, é um anfiteatro histórico que abrigava os mais importantes eventos da época. Ao visitar o local, a dica é investir no tour guiado, que oferece explicações e histórias sobre o que acontecia lá — e não era pouca coisa.

Desde lutas de gladiadores com animais selvagens até simulações de batalhas navais, o Coliseu foi estrategicamente construído para suportar qualquer tipo de evento. Nas ruínas é possível ver os dois andares subterrâneos, com suas salas e túneis por onde andavam os lutadores, e também imaginar o tablado de madeira de 83 por 48 metros que cobria tudo isso. Atualmente, o Coliseu desponta no horizonte romano, em contraste com empreendimentos modernos.

2. Florença 

Outro ponto turístico que não pode faltar na lista. Essa pequena cidade respira arte e história em todas as esquinas. Local onde a família Medici apoiou artistas importantes como Michelangelo e Brunelleschi, entre outros, a região é repleta de igrejas, museus e galerias de arte imperdíveis. Firenze, como é chamada em italiano, também agrada quem procura belos cenários naturais e fotos maravilhosas; e, claro, o clima romântico é ideal para casais apaixonados e para os amantes da boa comida. 

3. Veneza

Ao fazer o roteiro de viagem pela Itália, considere essa dica  Veneza pode não existir em alguns anos! Vá visitá-la o quanto antes! Por ser uma cidade composta por ilhas e permeada por canais, a elevação do nível dos oceanos torna cada vez mais crítica sua sobrevivência. 

Passear de gôndola pelas “ruas” de Veneza, passando pelas diversas pontes históricas, ou até usar o transporte público aquático são experiências únicas. O Grande Canal de Veneza é um dos pontos turísticos mais tradicionais e certamente vale a visita. A Praça de São Marcos, conhecida como Piazza San Marco, é uma das mais bonitas da cidade, repleta de restaurantes e cafés para quem quer passar uma tarde tranquila. Explorar as outras ilhas, como a de Murano, é garantia de uma imersão no cotidiano local. 

4. Cinque Terre

Com um mar azul incrível, as cinco terras — Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare — compõem a costa italiana da Ligúria. Essa região atrai turistas de todo o mundo pela beleza natural do cenário. As colinas repletas de edificações coloridas, com oliveiras por todos os lados, são locais ideais para fotografar e admirar. As trilhas que ligam as cinco vilas são as principais atividades, assim como tours de barco pela área e, claro, o belíssimo pôr do sol. 

5. Costa Amalfitana

O ditado que diz que o caminho vale mais que o destino se aplica aqui. A Costa Amalfitana é composta por oito destinos ao longo do trajeto, com pequenas distâncias entre si e muitas paisagens para serem admiradas. Amalfi e Positano são os destinos mais famosos entre esses, com diversos hotéis, pousadas e restaurantes disponíveis. Entre trilhas, passeios, escaladas e banhos de mar, é possível relaxar em uma bela pousada e degustar uma refeição tipicamente italiana com vista para o mar. 

6. Lago Como

Próximo à cidade de Milão, na região da Lombardia, o Lago de Como é o terceiro maior da Itália, atrás do Lago de Garda e do Lago Maggiore, e abriga povoados encantadores, como Bellagio, Varenna, Tremezzo ou Menaggio. A vila de Como, que deu nome ao lago, foi criada em 196 a.C. pelos romanos e oferece belas paisagens. Em Menaggio, há um centro turístico que ainda conserva sua estrutura medieval e alguns restos do antigo castelo. É possível ir de trem ou carro e cruzar o lago com as balsas para aproveitar ao máximo a região. 

7. Pompeia 

Classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco, junto com Herculano e Torre Annunziata, Pompeia é uma das regiões mais visitadas da Itália. Situada a 22 quilômetros de Nápoles, a cidade do Império Romano foi destruída durante uma erupção do vulcão Vesúvio no ano 79. O resultado foi uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. O local se maneve oculto por mais de mil anos, até ser encontrado por acaso em 1748. Os pesquisadores se depararam com tudo preservado como no último dia de vida da cidade, desde construções até as vítimas atingidas pela erupção. O local é um recorte preciso da Roma antiga e um sítio arqueológico valioso. 

Dica extra - Vaticano

Não deixe de conhecer o local que abriga o Papa e o centro católico do mundo. O Vaticano é o menor país independente do mundo e recebe mais de 6 milhões de turistas por ano.

Os Museus Vaticanos têm um acervo impressionante e reúnem as principais obras de arte originais do planeta. Lá é possível ver o teto magnífico da Capela Sistina, entre outras obras de arte que traçam a história da humanidade. 

Se você chegou até este texto e está procurando boas opções de passagem para conhecer a Itália, confira abaixo algumas ofertas bem legais que separamos:

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: