Marca holandesa cria estratégia brilhante e barata para entregar suas bikes
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Marca holandesa cria estratégia brilhante e barata para entregar suas bikes

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A VanMoof é uma startup holandesa especializada em bicicletas de altas perfomance. Claro que, por conta disso, elas possuem um preço pra lá de salgado: US$ 3 mil, o equivalente a mais de R$ 11 mil reais! Sendo assim, quem as compra é bastante exigente e quer que o produto seja entregue intacto.

Só que não era bem isso que andava acontecendo. Era comum os clientes pedirem a troca do produto porque as bicicletas chegavam tortas e danificadas por conta do transporte e da entrega. As empresas responsáveis por isso não se importavam muito com o fato de ser um produto frágil e cometiam diversas avarias nas embalagens e nas bicicletas.

O pessoal da VanMoof precisou colocar a cachola para funcionar em busca de uma solução. Cada troca gera custo para a empresa, que via seu faturamento ficar cada vez menor por unidade. Diversas propostas foram feitas, como reforçar as caixas dos produtos ou o isolamento interno, para evitar que pancadas em decorrência do transporte não danificassem as magrelas.

Bikes chegam a custar mais de R$ 11 mil!

Porém, um ser iluminado veio com uma ideia genial: a embalagem das bikes continua a mesma, mas agora ela vem com uma enorme televisão desenhada, dando a entender que esse é o produto dentro da caixa. Como as TVs são mais frágeis por natureza, as empresas de entrega são muito mais cuidadosas durante o transporte.

E o resultado? Uma queda de 80% nas reclamações dos clientes! Ainda que as caixas venham com os desenhos de grandes televisores de tela plana, em nenhum momento há má-fé da empresa, já que o conteúdo sempre é declarado em nota fiscal. Até mesmo as embalagens são explícitas sobre o que tem dentro, mas nem sempre os entregadores reparam nisso.

O mais curioso é que a VanMoof não quis usar essa tática brilhante como forma de divulgação. A ideia era deixar tudo em “segredo”, mas um jornalista nova-iorquino acabou notando a estratégia e divulgando em seu Twitter. Com isso, os lucros que já estavam maiores desde o ano passado, quando as caixas foram adotadas, deram um salto com a publicidade gratuita.

Nova embalagem pode confundir, mas pelo menos resultou em menos danos durante a entrega

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