Conheça a Cafeteria Especial onde todos funcionários têm Síndrome de Down

01/02/2019 às 03:012 min de leitura

Antes de tudo, precisamos perguntar: Você sabe o que é Síndrome de Down? Bom, se a resposta for não, aqui vai uma explicação rapidinha. Ela é uma alteração genética que ocorre devido à presença de três cromossomos 21 em todas ou grande parte das células dos seus portadores. Assim, quem possui a síndrome têm 47 cromossomos, ao invés de 46. Ela é extremamente comum e sua incidência é de um a cada 700 nascimentos.

Com o objetivo de trazer uma maior inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, Giorgio Sinestri e Delfino Andrade, criadores da Educare Desenvolvimento Humano, tiveram a ideia genial de criar a Cafeteria Especial. Inaugurada em dezembro na cidade de Blumenau, ela conta com seis funcionarios portadores da síndrome e traz uma proposta de inclusão social em seus diversos aspectos. Além das receitas típicas da região, versões vegetarianas, veganas, sem glúten e sem lactose são servidas e o cardápio está disponível também em braille.

Na cafeteria já aconteceram vários eventos com grupos de deficientes físicos, pessoas cegas e com surdez. As projeções para o primeiro trimestre de 2019 são muito positivas, e o plano principal é adaptar o ambiente para ter uma acessibilidade ainda maior. Ao que parece, a comunidade realmente abraçou a causa e sente que o lugar é acolhedor e realmente inclusivo. Para tornar o projeto ainda mais inspirador, parte dos lucros mensais são revertidos para a Associação Sorrir para Down e para a Apae Blumenau - que são parceiras da cafeteria.

Antes da inauguração, em setembro de 2017, os simpáticos funcionários tiveram que treinar (isso mesmo, a coisa é séria!). Desde então acontecem dois encontros por mês. Com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina, são ministradas aulas de relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, comunicação e culinária.

Em 2019, começaram cursos de manipulação de alimentos, barista, libras e matemática financeira. Esses últimos têm o objetivo de auxiliar no uso do salário que eles recebem - e, claro, eles têm carteira assinada. Os estudos também promovem o aprimoramento profissional e o desenvolvimento pessoal dos funcionários que são extremamente dedicados e estão muito felizes com essa experiência.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: