Quem é menininho afegão que ganhou uma prótese e viralizou na internet?

13/05/2019 às 03:002 min de leitura

O Afeganistão foi invadido pelos Estados Unidos há 18 anos, marcando o início do que seria a guerra mais duradoura liderada pelo país. A invasão ocorreu precisamente no início de outubro de 2001, poucos dias após o trágico 11 de setembro, com o objetivo de derrubar o governo Talibã (que protegia o líder da organização terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden). Desde então, os talibãs travam uma guerra contra o atual governo local que tem apoio dos EUA.

Sem dúvidas, são os civis aqueles que mais sofrem com esse conflito — sobretudo as crianças, que não têm como se defender. Estima-se que mais de um milhão de pessoas possuem alguma disfunção ou doença devido à guerra. Um relatório da organização Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear aponta que o número de mortes desde o começo da guerra está entre 106 a 107 mil.

Cultivar o otimismo parece ser uma tarefa difícil em uma situação como essa; mas não para o menino afegão de 5 anos que viralizou recentemente na internet. Ele se chama Ahmad Sayeed Rahman e, assim como muitas outras crianças, foi vítima da terrível guerra civil. 

Imagem reproduzida por Roya Musawi

Aos 8 meses de idade, Sayeed e sua irmã Salima, estavam na província de Logar (sul do Cabul) quando um conflito estourou entre as tropas talibãs e o governo afegão. Assim que o tiroteio começou, Salima foi baleada nos rins. Sayeed, por sua vez, foi baleado na perna — que precisou ser amputada no mesmo dia.

Imagem reproduzida por Sky News

Sayeed recebeu sua primeira prótese quando ele tinha apenas um ano e rapidamente aprendeu a dançar. No entanto, devido ao rápido crescimento, ele precisava de uma prótese nova a cada ano. Na última segunda-feira (06 de maio) ele recebeu sua quarta prótese e dançou em comemoração.

A fisioterapeuta Mulkara Rahimi registrou o momento na clínica ortopédica do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em Cabul. Podemos dizer que, a partir do momento em que o vídeo foi postado no Twitter, a felicidade de Sayeed contagiou pessoas pelo mundo afora.

https://videos.dailymail.co.uk/video/mol/2019/05/09/913916145466916733/1024x576_MP4_913916145466916733.mp4

Vídeo reproduzido por Roya Musawi

Se você se comoveu com essa história e quer, de alguma forma, ajudar os afegãos que sofrem com essa guerra há tantas décadas, acesse o site Danish Demining Group e descubra como.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: