Câmeras revelam a vida secreta dos gatos domésticos

06/06/2019 às 09:011 min de leitura

Os gatos são animais misteriosos e isso não é novidade para mais ninguém! Agora, já imaginou acompanhar a vida dos bichanos de um jeito diferente, com câmeras secretas? Foi justamente isso que uma cientista da Universidade de Derby, no Reino Unido, fez. Colocou “CatCams” escondidas em gatos para descobrir o que acontece quando os humanos não estão por perto. A pesquisa foi divulgada em maio deste ano na revista Applied Animal Behavior Science.

Patrulha no bairro, cumprimento a outros gatos com toque no focinho e comportamentos nada preguiçosos. Tais observações foram feitas pela ecologista comportamental Maren Huck e pela especialista em comportamento animal Samantha Watson.

Pequenas câmeras foram colocadas nas coleiras de 16 gatos e capturaram um pouco da rotina dos felinos durante quatro anos.

A ideia inicial surgiu em 2014, quando a gatinha da Dra. Huck trouxe para casa um pássaro muito grande. A partir disso, ela imaginou como a gata conseguiu trazer algo tão grande para casa, sendo que aparentava ser tão preguiçosa. A saída? Instalar uma câmera na coleira de Treacle.

 Foto: divulgação

Foi observado que a gata emitia tons diferentes quando estava sozinha e que em seis meses ela caçou apenas um camundongo. Além disso, perto da dona, Treacle dormia e se lambia, mas quando estava longe ficava muito mais ativa. O que dá a entender que perto de sua tutora a gata se sentia livre e protegida.

Após observar durante quatro anos os outros 16 gatos, o estudo liderado por Huck constatou que, mesmo sendo territorialistas, os felinos também são capazes de manter amizade quando outro gato se aproxima.

O objetivo do estudo consiste em compreender o comportamento dos gatos, a fim de promover a qualidade de vida e bem-estar de gatos domésticos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: