6 dicas essenciais para sobreviver na floresta

16/09/2019 às 16:002 min de leitura

Depois de assistir a algum filme na televisão ou em sua plataforma de streaming favorita, você se sentiu tentado a viver uma aventura diferente e está determinado (ou determinada) a passar um fim de semana na floresta. Você se prepara, compra mantimentos, pratica atividades físicas e descobre como armar uma barraca sozinho. Entretanto, ao chegar no destino, as coisas podem não sair como esperado, afinal, é a vida selvagem! 

Por isso, para te ajudar a sobreviver a situações que podem ocorrer, temos algumas dicas de escoteiro que podem te salvar. Confira!

1. Aprenda a navegar

O primeiro truque essencial de sobrevivência é saber navegar em meio à floresta. Não basta apenas ter um GPS, afinal, sua bateria pode acabar. Bússola, mapa e compreensão de que o terreno e clima podem afetar sua noção de espaço e visibilidade podem salvar sua vida. Portanto, comece pegando leve, primeiro por uma trilha antes de tentar um ambiente mais selvagem.

2. Acendendo uma fogueira

6 dicas essenciais para sobrevivência na floresta

Fonte: Medium

Acender e manter uma fogueira queimando é essencial quando se trata de acampamento na floresta, pois o fogo ajuda a espantar animais selvagens e vai te manter aquecido em momentos de frio mais extremo, assim como facilitar a preparação dos alimentos.

3. Conheça plantas e cogumelos

Procure pesquisar sobre a flora da região para estar alerta sobre quais espécies de planta evitar consumir. Se possível, leve um manual sobre vegetação e, em caso de dúvidas, não coma. 

4. Pesquise fontes de água potável

Antes de escolher onde armar a barraca, procure por uma fonte de água potável, como rios e nascentes, afinal, hidratação é uma questão de sobrevivência.

6 dicas essenciais para sobrevivência na floresta

Fonte: Camp Trend

5. Informe pessoas próximas

Sair para uma aventura sozinho pode ser legal, mas não se esqueça de deixar parentes e amigos informados sobre onde você pretende ir, quanto tempo espera ficar, as rotas que utilizará e, principalmente, se você terá sinal telefônico ou não.

6. Tenha conhecimento em primeiro-socorros

Ter um kit de primeiro-socorros com itens básicos é obrigatório, e caso você faça uso de medicamentos, não se esqueça de levá-los junto na mochila. Em casos mais graves, como um acidente, ter uma pistola sinalizadora ou lanterna de alta potência também vai ajudar em uma eventual busca. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: