Maior aeroporto do mundo equivale a 100 campos de futebol

08/10/2019 às 12:002 min de leitura

Que a China é o país conhecido pela fama de “maior alguma coisa do mundo”, isso já não é novidade para ninguém. Só em seu histórico de recordes, temos a ponte de vidro mais longa do mundo, a maior estátua do mundo, o maior aquário do mundo e até mesmo o maior arco de pedra natural do mundo.

E em setembro desse ano, depois de menos de cinco anos de construção, o país abriu para o mundo as portas do Beijing Daxing International Airport, simplesmente o maior aeroporto da história. Um fato histórico de 12 bilhões de dólares, com números e curiosidades que assustam tanto quanto as suas dimensões.

(Fonte: Bored Panda/Reprodução) 

Apelidado de Estrela do Mar, o aeroporto, que parece a nave-mãe do filme Independence Day, foi projetado pela arquiteta Zaha Hadid e possui um total de 700 mil metros quadrados, o equivalente a 100 campos de futebol. Construído por mais de 8 mil trabalhadores, ele é dividido em quatro andares, tem um imenso shopping de luxo, hotéis e cafés.

(Fonte: Bored Panda/Reprodução)

Em 2017, durante as escavações no terreno que fica o aeroporto, foi encontrado um cemitério da Dinastia Qing com cerca de 228 tumbas, contendo joias, potes de cerâmica e outros objetos funerários. Os especialistas acreditam que todos pertenciam a uma única família.

(Fonte:Jeremiah Jenne/Reprodução)

Cerca de 20 mil pessoas foram realocadas ao perderem suas casas, algumas por estarem bem no caminho do projeto bilionário, outras por conta da poluição sonora. Em ambos os casos, as pessoas receberam pacotes de compensação por isso, embora tenha se tratado de um acordo não muito amigável. Foram contabilizados também a demolição de 11 vilarejos para que se obtivesse mais espaço.

(Fonte: Bored Panda/Reprodução)

O Daxing se tornou o maior centro de integração de transportes do mundo, permitindo que os passageiros embarquem em metrôs e trens sem nem precisar sair do aeroporto.

      

                                                 (Fonte: Bored Panda/Reprodução)                                            

O design da construção foi feita com a intenção de que os passageiros gastem no máximo oito minutos andando de seu portão até a zona de verificação de segurança, por isso o seu formato tentacular se torna tão útil.

(Fonte: Bored Panda/Reprodução)

Todos os balcões de check-in do aeroporto são automatizados para que o próprio passageiro recolha a sua passagem e despache a bagagem, utilizando de sistemas de reconhecimento facial por todo o local até o embarque, fazendo com que o processo todo leve menos de trinta minutos, incluindo a caminhada do terminal central até um dos portões.

(Fonte: Bored Panda/Reprodução) 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: