Facebook: top 5 maiores escândalos envolvendo a rede social

30/10/2019 às 12:002 min de leitura

Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Facebook é considerado a maior rede social do mundo. Após adquirir os direitos sobre o Instagram e Whatsapp, a plataforma se tornou uma das ferramentas mais poderosas do globo por obter informações privilegiadas sobre seus usuários. E os escândalos giram exatamente em torno disso:  informações adquiridas sem que os usuários saibam, manipulação de dados e pouca transparência em suas ações. Confira o Top 5 das práticas cometidas pela plataforma que se tornaram escândalos. 

1. Perfil fantasma

Disseminada como “perfil fantasma”, a tática é utilizar as informações de usuários do Facebook, como número de telefone, para criar algo como um rascunho de perfil para quem ainda não se cadastrou na rede. Assim, logo que a pessoa fizer sua conta, amigos de seu círculo social já aparecerão como sugestão de amizade.

2. Gravação de conversas

Além disso, em 2019, a plataforma admitiu gravar conversas de voz entre os usuários, alegando que a prática era consentida. Ainda assim, não houve explicação do motivo e para que essas gravações são usadas.

(Fonte: Listverse/Reprodução)
(Fonte: Listverse/Reprodução)

3. Pouca transparência 

Outra polêmica envolvendo o nome do Facebook são as recentes denúncias de parcialidade da plataforma. No Reino Unido, pessoas contrárias ao Brexit defenderam que a circulação de notícias falsas no Facebook tenha determinado na votação em 2016. As fake news são combatidas com a utilização de um sistema que, segundo o Facebook, filtra as notícias a partir do cruzamento de dados. No entanto, apesar de existir o filtro, não se sabe necessariamente como ele funciona.

4. Violência explícita 

No Brasil, um caso emblemático sobre o desconhecimento das ferramentas de controle foi a morte de Fabiane Maria de Jesus. Mesmo se tratando de uma notícia falsa, após ser confundida com uma sequestradora de crianças, a mulher teve o vídeo de seu espancamento viralizado na rede social, o que levantou ampla discussão sobre conteúdos violentos que circulam livremente na plataforma. O que leva ao último tópico:

5. Moderação problemática

Algumas publicações precisam ser avaliados manualmente para identificar que tipo de conteúdo se trata, até para criar uma base de dados sólida para filtragem automática. Acontece que os funcionários contratados para essa função são expostos a horas de todos os tipos de violência, não possuindo assistência psicológica, preparo ou um salário adequado. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: