Faca ou canivete: qual o ideal para você?

Faca ou canivete: qual o ideal para você?

Último Vídeo

Vai fazer aquele churrasco de família no final de semana ou pretende acampar com os amigos? Você precisará de uma lâmina para te auxiliar em suas tarefas, mas qual é a certa para a sua situação: uma faca ou um canivete?

Ambas as ferramentas são peças fundamentais para diversas situações do cotidiano. Encontradas no mercado em diversos tamanhos e modelos, cada uma apresenta uma particularidade que encaixará perfeitamente conforme a sua necessidade.

A invenção da faca

(Fonte: Pxhere/Lucas)

Muito antes de nos estabelecermos como uma sociedade civilizada, o homem já precisava de um objeto cortante para auxiliar em suas tarefas. Estima-se que há 6,5 mil anos as facas já existiam. Feitas com fragmentos de pedras lascadas, elas tinham como principal função cortar alimentos e levá-los até a boca — fazendo a função também de um garfo.

Com o passar dos anos, as facas foram se atualizando e se tornando objetos cada vez mais importantes no cotidiano das pessoas. Com lâminas de ferro, bronze, aço inox e até mesmo plástico, as facas se transformaram em uma ferramenta muito importante no dia a dia doméstico, principalmente quando o assunto é cozinha. Para preparar uma boa alimentação, ter uma faca afiada é essencial.

O canivete e suas múltiplas funções

(Fonte: Wikipédia/Jonas Bergsten)

Praticidade, segurança e multitarefa: essas são algumas das características que destacam os canivetes no mercado de lâminas. Com sua lâmina retrátil, carregar essa ferramenta em sua bolsa ou cintura se tornou uma função de extrema facilidade e ajuda. Em tamanho reduzido comparado com as facas, os canivetes são ferramentas muito úteis para levar em viagens ao campo ou para pequenos afazeres domésticos.

Assim como a faca, o canivete também passou por várias mudanças ao longo da história e hoje tem diversas versões no mercado. A sua versão mais famosa talvez seja o canivete suíço. Criado em 1897, essa versão contém duas laminas: uma grande e uma menor; abridor de latas, chave de fenda e saca-rolhas. Existem versões mais curiosas, como o canivete que tem suas funções adaptadas para preparar bons drinks!

Visto a diferença entre os dois objetos, é importante sempre realizar uma pesquisa antecipada e analisar qual a função satisfaz melhor as necessidades que você tem. Resistência ou flexibilidade? Fazendo uma boa pesquisa, dificilmente você sairá frustrado.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.