Submarino transatlântico com toneladas de cocaína é apreendido

Submarino transatlântico com toneladas de cocaína é apreendido

Último Vídeo

A polícia espanhola interceptou um submarino utilizado para o contrabando de drogas na costa de Galiza, no dia 1º de dezembro. Com efeito, o "narcosub", como é normalmente chamado, transportava o equivalente a 100 milhões de dólares em cocaína. Até onde se tem notícia até o momento, é o primeiro transporte submarino transatlântico que foi usado para essa finalidade.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a polícia da Espanha interceptou esse submarino com um enorme carregamento de drogas, no caso cocaína, na Galiza, que é uma comunidade autônoma espanhola. Não se sabe ao certo de onde veio o tal transatlântico, mas, ao que tudo indica nas investigações, ele teria partido da América do Sul (e estaria retornando para lá), possivelmente do Equador, Colômbia ou Guiana.

Um submarino a serviço do tráfico de drogas

Narcosubmarino apreendido. Fonte:Lalo R Villar/AFP/Getty Images

Essa operação foi fruto de um esforço conjunto da Espanha, Brasil, Reino Unido, Portugal e Estados Unidos, cujas autoridades fizeram o rastreamento do submarino por todo o Atlântico, cobrindo praticamente 5 mil milhas em mar aberto entre a América do Sul e Noroeste da Europa.

No entanto, durante uma tentativa de interceptação, ele começou a afundar bem na entrada de Aldán, na Galiza. Não se sabe até agora o que provocou o naufrágio e se foi proposital para efetuar-se a ocultação de provas.

Com alguma dificuldade, a despeito das condições climáticas terríveis naquele momento, a polícia conseguiu fazer o navio emergir e assim tirá-lo da água. Assim que ele foi devidamente aberto, encontraram-se mais de três toneladas de cocaína a bordo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.