Ciência
10/01/2020 às 12:24•1 min de leitura
Na quinta (09), o New York Times obteve um vídeo que pode explicar um pouco mais sobre o acidente de avião que aconteceu no Irã. Após fazer verificações sobre a veracidade, o jornal divulgou que a filmagem parece mostrar um míssil iraniano atingindo uma aeronave próximo ao aeroporto de Tehran, onde um jato ucraniano sofreu um acidente na quarta (08), matando as 176 pessoas que estavam abordo.
Os investigadores ainda trabalham para determinar a causa oficial da queda, mas a filmagem pode oferecer pistas sobre o que ocorreu, já que foi apenas horas após um violento confronto entre o Irã e os Estados Unidos. A gravação foi analisada com outras pistas visuais e sonoras, como imagens de satélite e informações de trajetória de voo. Prédios e consturções que aparecem no vídeo foram analisados e encontrados em imagens de satélite na região, provando que ele é real.
Oficiais norte-americanos e seus aliados acreditam que o míssil derrubou o jato por acidente. Aparentemente é possível ver na gravação que uma pequena explosão ocorreu quando a arma atingiu o avião acima da cidade de Parand, que ficar do aeroporto, mas a aeronave não caiu. Ela continuou voando por vários minutos em chamas, até chegar ao aeroporto, e foi quando explodiu e rapidamente entrou em queda. Veja abaixo.