Índia utiliza som de abelhas para manter elefantes afastados

22/03/2020 às 09:002 min de leitura

A empresa ferroviária Indian Railways encontrou uma solução original para manter os elefantes longe dos trilhos de trens: assim que um deles se aproxima, alto-falantes emitem o zumbido de abelhas — os paquidermes temem suas picadas ao redor de seus olhos e dos seus troncos e fogem do local.

Fonte: YouTube/ReproduçãoFonte: YouTube/Reprodução

Aproximadamente 70 elefantes foram mortos atropelados por trens entre o ano de 2013 e o mês de junho de 2019, principalmente no estado de Assam, no Nordeste, e em Bengala Ocidental, no Norte da Índia.

Como parte do "Plan Bee" (um trocadilho em inglês entre "plano B" e "plano abelha"), 50 alto-falantes vibrantes foram utilizados em parte dos chamados "corredores de elefantes" nas vastas florestas de Assam, que abrigam quase 6 mil elefantes — 20% da população total desses animais do país.

"Estávamos procurando maneiras de impedir os elefantes de entrarem nos trilhos, e nossos serviços ofereciam esse dispositivo", disse Pranav Jyoti Sharma, porta-voz da Indian Railways, à AFP.

Como funciona o dispositivo de som de abelhas?

O zumbido soa quando os trens se aproximam de certos pontos estratégicos, considerados críticos da ferrovia em relação à presença de elefantes, e podem ser ouvidos em até 600 metros, disse o porta-voz.

"A ideia foi trabalhada em conjunto pelo departamento de ferrovias e florestas e implementada há cerca de 2anos para manter os animais fora dos trilhos", disse o gerente da divisão ferroviária Tarun Prakash. "Os alto-falantes que foram instalados em cruzamentos ferroviários selecionados, onde existem zonas de animais, reproduzem o zumbido das abelhas", ele acrescentou.

O dispositivo foi elogiado pelas empresas de proteção animal e rendeu à operadora regional Northeast Frontier Railway (NFR), em meados de 2019, o prêmio da "melhor iniciativa" das ferrovias indianas. Os equipamentos, antes de serem enviados para os trilhos de trens no ano passado (2019), foi testado pela primeira vez em 2017 com elefantes domésticos e selvagens.

Fonte: FreepikFonte: Freepik

Moradores do estado de Kerala, no sul da Índia, já haviam comprovado a eficácia do uso de abelhas para afastar elefantes ao utilizarem cercas conectadas a colmeias para que os animais saqueadores não adentrassem em suas propriedades.

Para resolver os problemas de coabitação entre homem e elefante, que também acontecem na África, pesquisadores realizaram um experimento em 2018 no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Neste, penduraram meias contendo feromônios de abelha, elementos químicos liberados pelo inseto quando a colmeia é considerada em perigo. Assim, 25 dos 29 elefantes que se aproximaram das meias mostraram "sinais típicos de maior atenção, incerteza" e, no final, "se afastaram silenciosamente", segundo um relatório publicado na revista Current Biology.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: