Artes/cultura
25/02/2021 às 05:00•2 min de leitura
Você sabia que os catadores de materiais recicláveis são responsáveis por coletar 90% de tudo o que o Brasil recicla? Por isso, o serviço dessas pessoas é essencial para o país e deveria ser realizado tendo em vista a melhor qualidade de vida desses trabalhadores. Porém, essa não é uma realidade.
Normalmente, os catadores e catadoras precisam puxar carroças que podem chegar a 500 kg. E isso considerando a condição nada favorável das vias em cidades brasileiras, que ainda pode contar com muitas ruas íngremes que representam um verdadeiro desafio para esses trabalhadores.
Pensando na saúde desses profissionais, a ONG Pimp My Carroça criou o projeto Carroça do Futuro. Essa iniciativa está implementando duas novidades interessantes para os catadores de materiais recicláveis.
A primeira delas é a criação de carroças movidas a eletricidade. A primeira versão dessa iniciativa esteve em teste entre os catadores no mês de janeiro e foi muito bem avaliada pelos trabalhadores. Porém, para ter continuidade, o projeto precisa de novos parceiros e investidores, e é exatamente isso que a organização tem buscado neste momento.
A carroça elétrica possui velocidade máxima de 5km/h, motor elétrica com a função ré e itens indispensáveis de segurança – freio, buzina, setas, rastreadores via GPS e farol dianteiro e traseiro. Sua capacidade de carga suporta 400 Kg. A recarga das baterias possui a duração de 6h e são recarregáveis em tomada comum. Em 2020 o projeto também disponibilizou quatro triciclos elétricos para a utilização dos catadores e foram coletados feedbacks para a realização dos aprimoramentos necessários.
A outra iniciativa do projeto também aconteceu em janeiro de 2021: a criação de uma carroça de bambu. A proposta é avaliar a resistência desse material junto ao trabalho dos catadores nas ruas.
O bambu é um composto mais sustentável, que promove benefícios ecológicos em sua produção. Além disso, sua utilização reduz a necessidade do uso de ferro extraído por mineradoras para sua estrutura.
*****
A ideia dessas duas iniciativas é proporcionar melhores condições de trabalho e de renda para as catadoras e catadores. O projeto Carroça do Futuro também ajuda a trazer benefícios para a qualidade de vida e saúde destes profissionais, por não sobrecarregá-los fisicamente na execução do trabalho.